'Nanosatélite SPORT' Foi Lançado Com Sucesso Ontem (29/12) da Estação Espacial Internacional (ISS) - Tudo 'Nominal'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, no dia de ontem (29/12), mais um canarinho brasileiro, o 'Nanosatélite SPORT' foi lançado com sucesso pelo 'Nanorack Cubesat Deployed' americano da Estação Espacial Internacional (ISS).
 
Lançado ao espaço em (26/11) por um foguete Falcon-9 da SpaceX durante a realização da ‘Missão SpaceX CRS-26’, o nanossatélite científico brasileiro SPORT (Scintilation Prediction Observations Research Task) ficou aguardando abordo da ISS até o momento em que pudesse ser solto no espaço, coisa que ocorreu com sucesso no final da manhã de ontem e que foi acompanhada por uma transmissão do canal Nanoracks do youtube, mas que, para frustração de todos, veio justamente falhar no momento em que o satélite foi liberado no vácuo espacial (veja abaixo).
 

Vale registrar que, pouco tempo depois do seu lançamento, a Estação de Rastreamento de Satélites do INPE em Cuiabá-MT, recebeu a primeira comunicação do SPORT informando que estava tudo 'nominal'.
 
Momento em que o SPORT era captado pela estação de rastreamento de Satélites do INPE em Cuiabá.

O BS neste momento aproveita para parabenizar toda a equipe de profissionais do CEI (Centro Espacial do ITA) na pessoa do coordenador desse projeto, o conhecidíssimo 'Dr. Luis Eduardo Vergueiro Loures da Costa' pelo sucesso deste fantástica iniciativa espacial. Estamos na torcida.
 
Avante Sport!

Comentários