Saibam Mais Sobre a Chegada do Foguete Suborbital Sul-Coreano ‘HANBIT-TLV’ ao Brasil

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, saibam mais sobre a chegada ao Brasil do Foguete Suborbital Sul-Coreano ‘HANBIT-TLV’ nesta matéria publicada no dia de ontem (05/12) no site ‘Olhar Digital’.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Chega ao Brasil Foguete Sul-Coreano Que Vai Decolar da Base de Alcântara
 
Trazido por um avião Boeing 747-400, o foguete da empresa sul-coreana Innospace deve ser lançado da Base de Alcântara ainda em 2022
 
Por Flavia Correia
05/12/2022 - 09h29
Atualizada em 05/12/2022 - 20h40
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Conforme noticiado pelo Olhar Digital em maio, a startup aeroespacial sul-coreana Innospace vai lançar seu primeiro foguete a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), espaçoporto da Agência Espacial Brasileira (AEB) localizado na costa atlântica norte do Brasil, no estado do Maranhão, também chamado de Base de Alcântara.
 
Segundo a empresa, o lançamento, previsto para acontecer ainda este ano, servirá como teste para um foguete de estágio único de cerca de 16 metros de altura chamado HANBIT-TLV.
 


E o veículo espacial já está por aqui. De acordo com o site Aeroflap, um Boeing 747-400, a cargo da companhia norte-americana National Airlines, pousou no Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís, na noite de sábado (3), trazendo o foguete a bordo. 
 

Antes de pousar no Brasil, o avião decolou de Seoul (ICN) na sexta-feira (2), fazendo uma parada técnica em Dubai e partindo rumo a São Luís por volta das 6h da manhã do sábado (pelo horário de Brasília). 
 
Esse será o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor de primeiro estágio do HANBIT-Nano, um pequeno lançador de satélites da Innospace capaz de transportar uma carga útil de até 50kg para uma órbita polar (que cruza os polos do planeta), a aproximadamente 500 km de altitude. 
 
De acordo com o site SpaceNews, a empresa sul-coreana assinou um acordo com o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), projeto que tem o apoio da AEB e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), sob a supervisão da Força Aérea Brasileira. 
 
A carga é um dispositivo de navegação que usa um computador e sensores de movimento e de rotação para calcular continuamente a posição, a orientação e a velocidade de um objeto em movimento, sem a necessidade de referências externas. 
 
Segundo o porta-voz do Innospace, Kim Jung-hee, a carga não será implantada no espaço nesse lançamento de teste. “O lançamento do teste permitirá que a DCTA verifique se o sistema de navegação inercial opera adequadamente em condições específicas, como vibração, choque e alta temperatura que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo”, disse ele. “Se o lançamento de teste do HANBIT-TLV for bem-sucedido, começaremos a nos preparar para um lançamento de teste de Hanbit-Nano”.
 

Comentários