Radiotelescópio ALMA Volta a Funcionar Normalmente 48 Dias Após Ataque Hacker

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada ontem (16/12) no site ‘Olhar Digital’ informando que o maior Complexo de Radiotelescópios do Mundo, o ‘Atacama Large Millimeter/submillimeter (ALMA)’, finalmente voltou a funcionar após o incompreensível e estúpido ataque Hacker. Saibam mais pela matéria abaixo. 
 
Pois é, só mesmo gente com ‘titica de galinha na cabeça’ poderia protagonizar um ataque a um equipamento que só tem um propósito, engrandecer o conhecimento humano sobre o universo que nos cerca. Babacas, idiotas desocupados, enfim...
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Maior Complexo de Radiotelescópios do Mundo Volta a Funcionar Após Ataque Hacker
 
Quase 50 dias depois do ciberataque, o ALMA (considerado o complexo de radiotelescópios mais poderoso do mundo) está recuperado
 
Flavia Correia
20/12/2022 - 17h39
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Localizado no Chile, o Atacama Large Millimeter/submillimeter (ALMA), considerado o maior complexo de radiotelescópios em operação do mundo, sofreu um ataque hacker no dia 29 de outubro, conforme noticiado pelo Olhar Digital.
 
Imagem: ALMA – Divulgação 
Maior rede de radiotelescópios do mundo, o ALMA, no Chile, sofreu um ataque hacker no fim de outubro.

Na última sexta-feira (16), 48 dias depois de suspender as observações devido ao ciberataque, ele voltou a operar normalmente.
 
Segundo o site Phys.org, a equipe de segurança cibernética trabalhou cuidadosamente para reconstruir os servidores e serviços afetados do sistema, tomando contramedidas para evitar perdas e danos aos dados científicos e à infraestrutura de TI.
 
“O desafio era restaurar com segurança todos os sistemas de comunicação e computadores o mais rápido possível. Estabelecemos um plano agressivo que exigia coordenação com os parceiros do ALMA em todo o mundo”, explica Jorge Ibsen, chefe do Departamento de Computação do complexo.
 
Segundo Ibsen, “graças ao envolvimento ativo de todos na parceria em todo o mundo, especialmente a equipe de Computação, Engenharia e Operações Científicas e os especialistas em segurança cibernética do Observatório Europeu do Sul (ESO), do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) e do Observatório Nacional de Radioastronomia (NRAO), nos EUA, conseguimos fazer como planejado”.
 
Nas próximas semanas, o foco será a recuperação de infraestruturas e sistemas de teste, como o site do ALMA e outros serviços, o que deve permitir a recuperação de todas as funcionalidades existentes antes do ataque hacker.
 
“É fantástico voltar a fazer observações científicas mais uma vez”, declarou o diretor do ALMA, Sean Dougherty. “Tem sido um enorme desafio reconstruir nossos sistemas para voltar a observar com segurança. Obrigado a todos da TI e a toda a parceria ALMA por alcançarem este marco impressionante”.

Comentários