Operação Astrolábio: Nota da AEB Confima Primeira Tentativa de Lançamento para o Dia 19/12

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada ontem (16/12) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, confirmando a primeira tentativa de lançamento do Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV para o dia 19/12.
 
Pois é amigo, mesmo sendo um momento histórico para o CLA, infelizmente pelo que parece os players envolvidos não aceitaram a sugestão feita na semana passada pelo BS de realizarem a transmissão ao vivo do lançamento, uma decisão realmente lamentável, mas nada surpreendente diante dos ‘Cabeças de Ovo’ que temos na  gestão do nosso ‘Patinho feio’. Teremos então de nos contentar com algum vídeo que certamente eles produzirão posteriormente.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
Brasil Fará Lançamento de Foguete Sul-Coreano da Base de Alcântara
 
Operação faz parte de acordo com empresa estrangeira para primeiro lançamento privado no país
 
Coordenação de Comunicação Social – CCS 
Publicado em 16/12/2022 - 17h40
Atualizado em 16/12/2022 - 18h00
 

Está prevista, para o dia 19 de dezembro, às 6h (horário de Brasília), a primeira tentativa do lançamento suborbital do foguete HANBIT-TLV, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. A data foi confirmada pela INNOSPACE, através de seu site oficial, mas pode ser alterada devido a anormalidades no processo de preparação e mudanças das condições climáticas.
 
O lançamento, faz parte da Operação Astrolábio, uma parceria entre o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a empresa sul-coreana INNOSPACE, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
O objetivo da Operação é realizar o ensaio em voo do foguete sul-coreano HANBIT-TLV e do Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), carga útil brasileira que irá a bordo do veículo lançador.
 
De acordo com o presidente da AEB, Carlos Moura, o lançamento marca um novo capítulo da atividade espacial no Brasil. “É a primeira empresa privada a fazer esse tipo de atividade e isso só ocorre porque houve um esforço continuado de várias décadas, especialmente em 2019 com a aprovação do acordo de salvaguardas, que passou a permitir que essas empresas operem a partir do CLA”, explica.
 
A ideia é que a partir desse lançamento pioneiro, o CLA passe a operar vários outros lançamentos comerciais que estão em negociação. 
 
Foguete e Carga Útil 
 
O HANBIT-TLV é um veículo de testes com 8,4 toneladas e 16,3 metros de altura, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, que utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsão à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas. Dessa forma, proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.
 
Já o SISNAV é um sistema inercial desenvolvido pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), seus dados irão transmitir dados de telemetria para análise. A equipe técnica verificará se o sistema opera bem em ambientes reais, com variáveis extremas  como vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.
 
O SISNAV está inserido dentro do SISNAC (Sistema de Navegação e Controle) que fará parte do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), projeto este do IAE, apoiado pela AEB e dentro do Programa Espacial Brasileiro. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial
 

Comentários

  1. Pelo q eu ouvi dizer foi a FAB que não deixou ser transmitido. Acho q a Innospace tem interesse de transmitir isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário