Módulo de Pouso Japonês Hakuto-R em Viagem a Lua, Tira as Suas Primeiras Fotos da Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada ontem (14/12) no site ‘Olhar Digital’ destacando que o Módulo de Pouso Lunar Hakuto-R Japonês capturou as suas primeiras imagens da Terra, enquanto segue sua viagem rumo à Lua. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Pois é amigos leitores e leitoras, o BS estará acompanhando com grande interesse essa missão japonêsa/árabe, devido ao seu grande significado para esse dois países.
 
Tendo creio eu como motivação a assinatura pelo Brasil do Acordo Artemis com os EUA, vale lembrar que no Brasil a nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) decidiu em um espaço de aproximadamente dois meses entre elas, e isto no âmbito ProSAME (Procedimento Para Seleção e Adoção de Missões Espaciais), avaliar duas propostas de missões lunares orbitais brasileiras.
 
A primeira delas, avaliada em 17 de outubro (veja aqui), foi a ‘Missão Lunar SelenITA’ do Centro Espacial ITA (CEI) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e esta visa estudar tanto o clima espacial quanto a geofísica da Lua, por meio de um pequeno satélite propulsado, capaz de controlar a sua altitude para assim realizar medidas de parâmetros importantes na compreensão do sistema terra-lua e da lua especificamente.
 
Já a segunda missão, avaliada em 08 de dezembro (veja aqui), foi a tão divulgada Missão Lunar Garatéa-L, uma missão privada conduzida pela startup espacial brasileira AIRVANTIS em parceria com outra empresas e talvez instituições publicas, e que terá como objetivo levar a órbita da Lua um experimento científico biológico (colônias de microrganismos e moléculas) para serem expostas à radiação cósmica para investigar a adaptação em condições extremas.
 
No entanto, essas missões lunares, bem como outras também avaliadas nesse mesmo período pelo ProSAME, só passaram pela Primeira Fase (Fase de Admissão) e portanto terão ainda de passar por mais três fases burocráticas de um total de quatro (veja abaixo), para assim serem aprovadas e executadas no âmbito do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), ou seja amigos, a velha Burrocracia que, entre outras coisas, atrapalham e muito o desenvolvimento científico e tecnologia brasileiro. Enfim...
 

Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Módulo de Pouso Japonês Lançado Pela SpaceX Fotografa a Terra
 
A ispace divulgou duas imagens do nosso planeta feitas pelo módulo de pouso Hakuto-R em sua viagem rumo à Lua após ser lançado pela SpaceX
 
Por Flavia Correia
14/12/2022 - 17h02
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
 
 
 
Lançado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, no último domingo (11), o módulo de pouso Hakuto-R, pertencente à empresa espacial privada ispace, do Japão, capturou suas primeiras imagens, enquanto segue sua viagem rumo à Lua, onde deve chegar em abril de 2023.
 

“Enquanto as operações iniciais de checkout continuam no Centro de Controle de Missão (MCC) da ispace, também recebemos as primeiras imagens tiradas por nossa câmera montada no lander! Esta é uma imagem da Terra cerca de 19 horas após a separação do veículo de lançamento”, diz a legenda da foto publicada na terça-feira (13). Em outro tweet, a ispace explica que “o que parece uma Lua crescente aqui, na verdade, a Terra”.
 
Outro registro, compartilhado na manhã desta quarta-feira (14), é ainda mais impressionante. Nele, nosso planeta aparece lindo, redondo e azul, ao lado do segundo estágio do SpaceX Falcon 9, logo após a separação.
 

Se tudo correr conforme o planejado, o equipamento vai realizar a primeira aterrissagem lunar (ou alunissagem) suave de uma espaçonave japonesa. O módulo de pouso então implantará um pequeno rover chamado Rashid, da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (UAESA).
 
Créditos: ispace
Estrutura do módulo de pouso japonês Hakuto-R, que foi lançado no último domingo pela SpaceX
 
Segundo o site Space.com, a jornada de Hakuto-R estabelecerá as bases para muitas outras missões, de acordo com os planos da ispace. A empresa pretende lançar sua segunda missão à superfície lunar em 2024 e sua terceira – um voo para o programa Commercial Lunar Payload Services, da NASA – em 2025.
 
Depois disso, a ispace pretende lançar duas missões lunares por ano, segundo informou o fundador e CEO da empresa, Takeshi Hakamada. “Nossa visão é estabelecer um ecossistema economicamente viável e sustentável no espaço cislunar”.

Comentários