Presidente da AEB Discutiu na Sede da FAA, Iniciativas de Cooperação Para 'Segurança de Operações Comerciais de Transporte Espacial'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada dia (07/12) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”,  destacando que o presidente desse órgão, o Sr. Carlos Moura,  foi  a Administração Federal de Aviação, Federal Aviation Administration (FAA), em Washington (EUA), para fazer não sei bem o que, talvez passear pela última vez pela capital norte-americana as custas do erário público como presidente dessa piada espacial, mas quem sabe o Prof. Rui Botelho possa me explicar melhor a relevância desta viagem na próxima edição da nossa coluna espacial.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS 
 
AEB e FAA Discutem Iniciativas de Cooperação Para Segurança de Operações Comerciais de Transporte Espacial
 
O presidente da AEB esteve na sede da Administração Federal de Aviação (FAA) em Washington
 
Publicado em 07/12/2022 - 09h28
Atualizado em 07/12/2022 - 11h32
 

Nesta segunda (5), o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, reuniu-se com representantes da Administração Federal de Aviação, Federal Aviation Administration (FAA), em inglês, para tratar de futuras iniciativas relacionadas à segurança de operações comerciais de transporte espacial. O encontro ocorreu de forma presencial, na sede da FAA, em Washington, DC.
 
"O relacionamento com os profissionais da FAA tem sido muito aberto e de elevado grau de confiança. Isso aumenta, sem dúvidas, a garantia de que estamos seguindo as melhores práticas e de que podemos obter, no futuro, um processo de reconhecimento mútuo que facilitará tanto a operação de empresas americanas no Brasil, como vice-versa", declarou o presidente Moura.
 
A cooperação com a FAA é muito importante para o Brasil, pois é a organização no mundo que mais licencia atividades da área privada, totalizando 500 licenças para lançamentos espaciais comerciais. Na oportunidade, o presidente da AEB atualizou a FAA quanto ao andamento da cooperação com a empresa sul-coreana Innospace. A missão é a primeira operação privada em Alcântara, prevista para ser lançada em dezembro deste ano.
 
Na reunião, estavam o administrador associado para o Transporte Espacial Comercial (AST) da Federal Aviation Administration (FAA), Kelvin B. Coleman; o assessor internacional da FAA, John Sloan; a engenheira aeroespacial, Brooke Teferra;  e o diretor-executivo do Escritório de Gestão Estratégica, ASZ-1, Minh A. Nguyen. 
 
A Administração Federal de Aviação 
 
A Federal Aviation Administration (FAA) surgiu, inicialmente, como uma Agência Federal de Aviação, em 21 de maio de 1958. O projeto de lei tinha como objetivo criar uma Agência independente para fornecer o uso seguro e eficiente do espaço aéreo nacional. Dois meses depois, em 23 de agosto de 1958, foi assinada a Lei Federal de Aviação.
 
Em 1966, o Congresso autorizou a criação de um departamento de gabinete que combinaria as principais responsabilidades federais de transporte. Este novo Departamento de Transportes (DOT) iniciou suas operações em 1º de abril de 1967. Naquele dia, a Agência Federal de Aviação tornou-se uma das várias organizações modais dentro do DOT e recebeu um novo nome, Federal Aviation Administration (FAA).
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários