NEO Surveyor: NASA Aprova Orçamento do Projeto Para Nova 'Caçadora de Asteroides'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma grande notícia postada ontem (27/12), no site “Canaltech”, destacando que a NASA finalmente aprovou o orçamento do projeto Near-Earth Object Surveillance Mission (NEO Surveyor)’, e agora o projeto passa para o estágio de desenvolvimento desta fantástica espaçonave que terá como objetivo “caçar” asteroides próximos à Terra. 
 
Avante NEO Surveyor!
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Telescópio "Caçador" de Asteroides Próximos à Terra Tem Construção Aprovada
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patrícia Gnipper
27 de Dezembro de 2022 às 08h46
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech/The Planetary Society

A NASA aprovou o orçamento do projeto Near-Earth Object Surveillance Mission (NEO Surveyor), que agora passa para o estágio de desenvolvimento de sua espaçonave “caçadora” de asteroides próximos à Terra.
 
Depois do sucesso da missão DART, que alterou a órbita de um asteroide localizado a 11 milhões de quilômetros da Terra, a NASA finalizou o processo orçamentário para levar adiante mais um dos seus projetos de defesa planetária. O NEO Surveyor é considerado o sucessor do telescópio espacial NEOWISE, em operação desde 2009 e previsto para ser aposentado em 2023. O NEOWISE foi responsável pela descoberta de milhares de corpos menores, incluindo muitos asteroides (mais de 300 mil!) e cometas.
 
Com o NEO Surveyor, a NASA pretende procurar especificamente por objetos próximos à Terra (daí a sigla NEO, do inglês "Near Earth Objetcs"). Ele deve "caçar" asteroides e outros pequenos corpos que tenham algum potencial de entrar em rota de colisão com nosso planeta.
 
A vantagem desse projeto é que o telescópio conseguirá detectar assinaturas de calor de asteroides individuais, permitindo isolar objetos potencialmente perigosos dos ruídos de fundo que aparecem nas imagens de outros instrumentos.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/University of Arizona)
Conceito artístico do NEO Surveyor.
 
Com as dificuldades financeiras da NASA, o NEO Surveyor foi cancelado no orçamento anterior da agência espacial para os anos fiscais de 2022 e 2023. Mas, agora, mesmo com um aumento de US$ 1,2 bilhão nos custos para levar o projeto adiante, a NASA reassumiu a missão, cujo projeto foi desenvolvido pela Sociedade Planetária.
 
Por enquanto, o financiamento para a próxima fase está garantido, o que levará ao início da construção e testes de hardware de voo da espaçonave. No final desta etapa, todo o hardware deverá estar pronto para montagem final. Os engenheiros ainda levarão um bom tempo neste processo, e provavelmente será necessário rever o orçamento até lá. A previsão de lançamento do NEO Surveyor é para 2028.

Comentários