Espaçonave Orion Ficou Sem Energia em Seu Retorno à Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada ontem (06/12) no site ‘Olhar Digital’ destacando que a ‘Espaçonave Orion’ da Missão Artemis I ficou sem energia durante a sua volta a Terra, mas calma, só foi um susto. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Nave da Artemis Fica Sem Energia Durante Volta à Terra
 
Quatro instrumentos da cápsula Orion desligaram, mas felizmente a equipe da missão corrigiu o problema e a cápsula pode continuar sua rota
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
06/12/2022 - 11h55
Atualizada em 06/12/2022 - 12h46
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Com os olhos da comunidade astronômica voltados para a viagem de retorno da sonda Orion para a Terra, a NASA precisa ficar atenta aos pequenos problemas que podem surgir durante o percurso. No domingo (4), poucas horas antes de completar com sucesso a queima do motor, o dispositivo enfrentou uma oscilação de energia.
 
De acordo com um comunicado emitido pela NASA, quatro instrumentos “responsáveis pelo fornecimento de energia”, que se conectam aos subsistemas de propulsão e aquecimento do veículo Artemis 1, desligaram. Felizmente, a equipe da missão rapidamente corrigiu o problema e a cápsula pode continuar sua rota. 
 
Ainda no comunicado, a equipe declarou que “não houve interrupção de energia para nenhum sistema crítico, e não houve efeitos adversos para a navegação ou comunicação da Orion”. A NASA ainda está investigando o que causou a falha na energia da Orion. 
 
O que se sabe é que o fato foi identificado logo depois que a Orion voltou a entrar em contato com a Deep Space Network da NASA, no domingo (4), após uma queda de energia planejada. A Orion periodicamente está fora de contato com a Terra enquanto voa no lado de trás da Lua, onde não pode emitir sinais para antenas em nosso planeta.
 
Por enquanto, os engenheiros da NASA ainda não têm certeza se o problema está ligado a um problema anterior com os dispositivos – os chamados de limitadores de corrente de travamento umbilical. No quinto dia de voo da missão, um dos oito dispositivos foi aberto sem comando. Os engenheiros ordenaram que o dispositivo fechasse e não tiveram problemas em fazê-lo, disseram autoridades na época.
 
Créditos: muratart – Shutterstock
Imagem: Sonda Orion.
 
Sonda Orion é Teste Para Futura Missão Tripulada 
 
A jornada da Orion ocorre para resolver problemas como esse antes de que uma missão tripulada aconteça. A missão Artemis 2, prevista para 2024, tem como objetivo levar os astronautas para a órbita da Lua. Além do problema citado anteriormente, a cápsula Orion enfrentou outras situações pontuais e falhas temporárias, que não afetaram o bom andamento da missão. 
 
Apesar do percalço, a cápsula Orion conseguiu completar a queima do motor na segunda-feira (5) e se direcionou para o caminho certo. Agora, a expectativa é que o dispositivo adentre o Oceano Pacífico no próximo dia 11.

Comentários