Nova 'Missão Chang’e 6’ da China Irá Explorar a Partir de 2025 o Lado Oculto da Lua Com a Participação de Outras Nações

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada ontem (21/12) no site ‘Olhar Digital’ informando que a partir de 2025 a China com a participação de outros países pretende com a sua nova ‘Missão Chang’e 6’ explorar o Lado Oculto da Lua. Saibam mais pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Lado Oculto da Lua Vai Ser Explorado Pela China
 
A exploração do lado oculto da Lua ajudará os cientistas a descobrir mais informações sobre a história da Lua e do Sistema Solar
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
21/12/2022 - 08h40
Atualizada em 21/12/2022 - 20h35
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

A China vai levar quatro experimentos internacionais para sua missão retorno, Chang’e 6, para o lado oculto da Lua em 2025. Essa missão é uma continuação da bem-sucedida missão Chang’e 5, que ocorreu em 2020, e trouxe 1,7 kg de amostras lunares para a Terra.
 
A diferença entre essas missões é que, enquanto a primeira visava o lado próximo da Lua, que sempre está voltado para a Terra, a Chang’e 6, que ocorrerá em 2025, visitará a bacia do Polo Sul-Aitken (SPA), no lado oculto lunar.
 
Os experimentos e equipamentos selecionados pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) foram o DORN (Detecção de Radônio Desgaseador), experimento da agência espacial francesa CNES, que estudará como o gás nobre radônio escapa do regolito lunar; um retrorrefletor a laser, projetado para retornar a luz à sua fonte, que medirá o tempo necessário para a viagem, fornecido pelo Instituto Nacional de Física Nuclear da Itália-Frascati National Labs (INFN-LNF). 
 
Um experimento do Instituto Sueco de Física Espacial, também viajará na missão. O experimento de íons negativos na superfície lunar (NILS) para detectar aqueles íons que são emitidos pela superfície lunar depois de interagir com o vento solar. Essa atividade é financiada pela Agência Espacial Europeia. Por fim, a Chang’e 6 também levará o cubesat ICUBE-Q para o Paquistão. 
 
Exploração do Lado Oculto da Lua Ajudará a Desvendar Mistérios Sobre o Sistema Solar 
 
A Chang’e 6 será lançada em um foguete Long March 5. Por enquanto, a missão consistirá em um módulo de serviço, um módulo de pouso, um veículo de subida para decolar da Lua e um módulo de reentrada para entregar até 2 kg de amostras coletadas.
 
A exploração do lado oculto da Lua ajudará os cientistas a descobrir mais informações sobre a história da Lua e do Sistema Solar. Além disso, a CNSA lançou um convite à apresentação de propostas para a missão Chang’e 7 missão, que atracará no polo sul lunar. Espera-se que essa última missão seja lançada em meados de 2026.

Comentários