Sonda InSignt da NASA Transmite de Marte o Que Pode Ser a Sua Última Mensagem

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (20/12), no site “Canaltech”, destacando que a Sonda InSight da NASA transmitiu do Planeta Marte recentemente o que pode ser a sua última mensagem antes de desativada para sempre. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Valeu Guerreira! Você Está Registrada na História.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
InSight | Esta Pode Ser a Última Mensagem da Sonda Antes de Sua "Morte" 
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patrícia Gnipper
20 de Dezembro de 2022 às 15h46
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech

A sonda InSight deu seus últimos suspiros antes de ser desativada para sempre. Em uma publicação na conta oficial da missão no Twitter, a NASA compartilhou aquela que pode ser a última imagem de Marte fotografada pela câmera da espaçonave.
 
Com a imagem, uma mensagem escrita em primeira pessoa relata a falta de energia para continuar a missão. Esta foi a primeira sonda robótica projetada para estudar o interior do Planeta Vermelho — e de qualquer outro mundo além do nosso. 
 

"Minha energia está muito baixa, então esta pode ser a última imagem que posso enviar. Mas não se preocupe comigo: meu tempo aqui foi produtivo e sereno. Se eu puder continuar falando com minha equipe de missão, eu continuarei – mas estarei encerrando aqui em breve. Obrigado por ficar comigo." 
 
A InSight pousou em Marte, na região Elysium Planitia, no dia 26 de novembro de 2018. Desde então, coletou nados da atividade sísmica do planeta, como os “martemotos”, como são chamados os terremotos que acontecem no Planeta Vermelho. 
 
Descobertas da InSight 
 
(Imagem: Reprodução/NASA)
Ilustração da sonda InSight com seus instrumentos de análise do subsolo.
 
Graças à InSight, a NASA coletou sinais de mais de 1.300 eventos sísmicos e muitas características de Marte foram descobertas. Entre as mais surpreendentes está o maior martemoto já detectado em qualquer lugar além do nosso planeta: um abalo sísmico estimado com 5 de magnitude na Escala de Richter.
 
A sonda também nos permitiu ouvir pela primeira vez o som dos ventos marcianos, logo após seu pouso. Para isso, ela usou seu sensor de pressão de ar com seu sismógrafo e gravar o áudio dos ventos de Elysium Planitia.
 
Também foi descoberto que a superfície de Marte está mais coberta de dust devils (tornados de areia), do que se imaginava. Foram mais de 10.000 vórtices passando por seus sensores — o que, de certa forma, também foi a causa de sua aposentadoria precoce. 
 
Agonia e Morte da InSight 
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech/UArizona)
Imagens feitas pela sonda orbital Mars Reconnaissance Orbiter. À esquerda, a InSIght registrada logo após seu pouso em 2018. Á direita, a sonda coberta de poeira.
 
Os dust devils não perdoam. Carregam poeira do solo marciano e deixam camadas de areia por onde passam, inclusive em cima da InSight. O acúmulo de sujeira cobriu os painéis coletores de energia solar, tornando a recarga das baterias cada vez mais difícil.
 
A InSight conseguiu se recuperar de uma tempestade de areia violenta em janeiro, mas a poeira continuou se acumulando gradualmente em seus painéis, ameaçando os níveis de energia necessários para mantê-la em funcionamento.
 
Caso você esteja se perguntando se a NASA não previu isso, colocando algum sistema para evitar o acúmulo de areia, a resposta é sim. A InSight possui um sistema que faz uma pausa de 16 minutos para a poeira assentar em torno de seu local de pouso, para só então abrir seus painéis solares para fornecer energia à espaçonave.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
"Selfie" da InSight de maio de 2022, já completamente coberta pela areia.
 
Mas o problema era muito maior do que os engenheiros da missão imaginavam, então o destino da InSight foi selado. Em fevereiro de 2021, as células solares da InSight estavam produzindo 27% da capacidade e a NASA começou o primeiro de vários processos de colocar o módulo em modo de hibernação e, em seguida, limpeza da areia por meio do seu braço robótico.
 
Contudo, não foi o suficiente. Em fevereiro de 2022, a NASA já anunciava que a sonda poderia morrer no final do ano, mas um bom clima acabou ajudando a InSight a se manter por mais um tempinho, até agora, neste finalzinho de dezembro.
 
Pode ser que ainda vejamos algum dado transmitido pela InSight, mas não podemos contar com isso. Por enquanto, essa foi, de fato, a última comunicação conosco.

Comentários