AEB Assina 'Protocolo de Intenções' Com a 'EP-USP' Visando Promover Missões Científicas e Tecnológicas na Área Espacial

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma nota publicada no dia de ontem (29/12) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que a Agência assinou um ‘Protocolo de Intenções’ com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) visando promover a pesquisa e desenvolvimento de Missões Científicas e Tecnológicas na Área Espacial. Saibam mais pela nota abaixo. 
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
AEB Assina Protocolo de Intenções com a USP
 
Objetivo é promover a pesquisa e desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial.
 
Publicado em 29/12/2022 - 17h50
 

Nesta quinta-feira (28), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP) assinaram um protocolo de intenções mútuas.
 
O protocolo tem como um de seus principais objetivos promover a pesquisa e desenvolvimento de missões científicas e tecnológicas na área espacial e trazer benefícios para a sociedade brasileira.
 
O acordo também prevê ações para incentivar o setor espacial no estado de São Paulo, como fomento à criação de novos produtos e tecnologias na área espacial, promoção de debates qualificados sobre os ambientes de inovação, promoção do compartilhamento de experiências, formação e capacitação de recursos humanos, entre outras.
 
A Escola Politécnica da USP é reconhecida pela sua atuação em ensino, pesquisa e na parceria com os setores produtivos nacionais. Destaca-se também a sua participação em projetos espaciais internacionais, como o do satélite científico CoRoT, do CNES, e satélite científico PLATO, da ESA, sob a chancela do Observatório de Paris, com quem possui parceria desde 2003.
 
A parceria abrirá portas para a cooperação entre as duas instituições, que têm em comum o interesse de propor estudos, pesquisas e ações com foco nas áreas de ciência, tecnologia e inovação e criar e capacitar recursos humanos qualificados em tecnologias espaciais para atuarem no setor espacial nacional.
 
“O Brasil é um dos poucos países que podem atuar em todas as áreas do setor espacial. Unir nosso potencial, encontrar sinergias e mobilizar os setores acadêmicos, governamentais e empreendedores é desafio para que nos tornemos ator proeminente no mercado espacial, à altura de nossas demandas e capacidades. A parceria com a USP tem o condão de nos integrarmos mais com esses vetores tão fortes de desenvolvimento encontrados em São Paulo e região”, afirmou o presidente da AEB, Carlos Moura, ao destacar os avanços que podem ser feitos em prol do Programa Espacial Brasileiro (PEB). 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários