Amerrissagem da Espaçonave Orion da NASA é Bem Sucedida e Acompanhada ao 'Vivo' Pelos Canais Parceiros 'BS' e HOMEM DO ESPAÇO'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, na tarde de ontem (11/12), sob os olhares de milhões de pessoas ao redor do mundo, bem como pelos entusiastas dos canais BS e HOMEM DO ESPAÇO (reveja aqui), acompanhamos um momento histórico para a Astronáutica Estadunidense e Mundial, ou seja, a bem sucedida amerissagem (pouso) no Oceano Pacífico da Espaçonave Orion da NASA, em seu retorno da viagem à Lua.  Segue abaixo agora uma pequena postada ontem mesmo (11/12) no site ‘Olhar Digital’ fazendo um pequeno relato desse momento inesquecível.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Cápsula da Missão Artemis 1 Faz Reentrada Com Sucesso na Terra; Assista

A cápsula caiu no Oceano Pacífico, com sucesso, cumprindo os procedimentos da missão Artemis 1

Por Lucas Soares
11/12/2022 - 14h39
Atualizada em 11/12/2022 - 16h52
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A missão Artemis 1 chegou ao fim. Pelo menos a parte “prática” da operação. Agora, os dados desse momento histórico vão ser analisados e estudados. O momento final, cheio de apreensão, ocorreu neste domingo (11), quando a cápsula Órion fez sua reentrada na Terra. Para o alívio de todos os envolvidos, o processo foi um sucesso. 
 
A Orion caiu na costa da Baixa Califórnia, estado mexicano que faz fronteira com a Califórnia estadunidense. A cápsula entrou na atmosfera terrestre na velocidade de 40 mil km/h, cerca de 32 vezes a velocidade do som. 
 
“A aterrissagem da espaçonave Orion – que ocorreu 50 anos antes do pouso da Apollo 17 na Lua – é o coroamento de Artemis I. Desde o lançamento do foguete mais poderoso do mundo até a jornada excepcional ao redor da Lua e de volta à Terra , este teste de voo é um grande passo à frente na geração Artemis de exploração lunar”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Não seria possível sem a incrível equipe da NASA. Durante anos, milhares de indivíduos se dedicaram a esta missão, que está inspirando o mundo a trabalhar em conjunto para alcançar praias cósmicas intocadas. Hoje é uma grande vitória para a NASA, os Estados Unidos, nossos parceiros internacionais e toda a humanidade.” 
 

 
Reentrada Violenta e Bem-Sucedida 
 
Uma reentrada bem-sucedida é fundamental para o sucesso da missão, já que a Artemis 1 é um teste para as futuras missões tripuladas que levarão astronautas para a Lua. 
 
Durante sua reentrada, a Orion alcançou temperaturas de até 2,8 mil ºC – metade da temperatura da superfície do Sol. O escudo térmico da cápsula suportou essa carga térmica, protegendo o restante da espaçonave. 
 
A Orion caiu a apenas 480 km do local originalmente imaginado para sua aterrissagem, que era perto da cidade de San Diego. A mudança foi feita para escapar do clima tórrido esperado mais ao norte, explicaram os membros da equipe da missão. 
 
Um navio da marinha dos EUA, o USS Portland, esteve na área aguardando para recolher a cápsula e levá-la de volta à San Diego. De lá, ela será encaminhada ao Centro Espacial Kennedy da NASA, onde passará por check-out pós-voo completo. 
 
Durante o teste de voo, a Orion permaneceu no espaço por mais tempo do que qualquer espaçonave projetada para astronautas sem acoplar a uma estação espacial. Enquanto estava em uma órbita lunar distante, Orion superou o recorde de distância percorrida por uma espaçonave projetada para transportar humanos, anteriormente estabelecido durante a Apollo 13. 
 
A NASA iniciará agora o preparo da próxima missão Artemis, a Artemis 2, que enviará astronautas para orbitarem a Lua em 2024. Já a Artemis 3 está programada para deixar homens e mulheres no polo sul lunar em 2025 ou 2026.

Comentários