Luciana Santos Vai Assumir a Pasta de Ciência e Tecnologia

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada ontem (22/12) no site ‘Olhar Digital’ informando que a pernambucana Luciana Santos foi à escolhida pelo presidente eleito para assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Ministros do Governo Lula: Luciana Santos Vai Assumir a Pasta de Ciência e Tecnologia
 
Luciana Santos assume o Ministério da Ciência e Tecnologia no lugar de Paulo Alvim
 
Por Flavia Correia
22/12/2022 - 15h33
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB-PE), como nova ministra da Ciência e Tecnologia. 
 
Essa pasta é responsável pelas seguintes áreas: 
 
* políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação;
 
* planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação;
 
* política de desenvolvimento de informática e automação;
 
* política nacional de biossegurança;
 
* política espacial; e
 
* política nuclear. 
 
“É uma honra! Um trabalho que assumo com muito compromisso e com muita disposição. Depois de quatro anos de negacionismo, a Ciência vai voltar a ser prioridade nesse país”. 
 
Luciana Santos, anunciada nova ministra da Ciência e Tecnologia. 
 
Assim que seu nome foi anunciado, a futura ministra comemorou em sua página no Facebook.
 

Saiba mais sobre Luciana Santos 
 
Luciana Santos vai substituir o engenheiro civil Paulo Alvim, que assumiu o ministério após a saída do ex-astronauta Marcos Pontes. Ela será a primeira mulher a comandar a pasta efetivamente (a advogada Emília Curi ocupou o cargo de maneira interina em 2016).
 
Nascida em Recife, capital de Pernambuco, Luciana tem 57 anos e é engenheira elétrica. Ela ingressou na política no movimento estudantil, quando estava se graduando pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
 
Foi presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia e Computação da UFPE, dirigente do Diretório Central dos Estudantes e vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE).
 
Em 1992, foi eleita vereadora em Olinda. Assumiu um mandato de deputada estadual em 1996 e elegeu-se em 1998 para um mandato completo.
 
Nas eleições municipais de 2000, foi eleita, em segundo turno, a primeira prefeita comunista do Brasil, também em Olinda. Reeleita para o cargo em primeiro turno em 2004, ela ficou no cargo até 2008.
 
Compôs o governo de Pernambuco, na gestão de Eduardo Campos (PSB), como secretária de Ciência e Tecnologia em 2009, e deixou o posto no início de 2010 para se candidatar a deputada federal, sendo eleita com 105.253 votos.
 
Em 2015, tornou-se presidente do diretório nacional do PCdoB, substituindo Renato Rabelo. Foi reconduzida à presidência do partido durante o 14º Congresso do PCdoB, realizado em novembro de 2017.
 
Nas eleições de 2018, foi eleita vice-governadora de Pernambuco na chapa de Paulo Câmara (PSB), tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo no estado.

Comentários

Postar um comentário