NASA Realiza Teste no Recem Projetado 'Motor-Foguete RS-25', Para Ser Utilizado nas Missões Tripuladas à Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada ontem (25/12) no site ‘Olhar Digital’ informando que a NASA está realizando testes em Motor-Foguete recém projetado (o RS-25E) que será utilizado nas Missões Tripuladas para a Lua. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
NASA Realiza Teste em Motor Que Será Utilizado nas Missões Tripuladas Para a Lua
 
Assim que todas as variáveis do motor forem analisadas, a intenção da NASA é de que ele atue nas missões Artemis V e VI
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
25/12/2022 - 18h00
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A NASA pretende atualizar os principais componentes da arquitetura das missões Artemis, inclusive realizar a substituição dos motores da Era do Ônibus Espacial pelo recém-projetado RS-25E. A agência espacial testou esse modelo pela primeira vez no dia 14 de dezembro, no Centro Espacial Stennis, no Mississippi. Em pouco menos de três minutos e meio o teste de fogo foi finalizado, o que pode não ser um bom sinal.
 
O procedimento também é conhecido como “teste de confiança”, que consiste no disparo do monomotor, projetado para confirmar que o RS-25 está pronto para prosseguir com os testes de certificação – que estão programados para ocorrer no início do próximo ano. Esses motores provavelmente estarão nas missões Artemis V e VI, previstas para 2028 e 2029, respectivamente.
 
Essas missões serão tripuladas e levarão os astronautas diretamente para a superfície da Lua, bem como o Lunar Terrain Vehicle (LTV) e os últimos elementos do Gateway – o Sistema Europeu de Fornecimento de Infraestrutura de Reabastecimento e Telecomunicações (ESPRIT) e os módulos Gateway Airlock.
 
Em um comunicado, o gerente do SLS Liquid Engines Office, no Marshall Space Flight Center da NASA, Johnny Heflin, explicou a importância dos testes quentes. Para ele, “as campanhas de teste são eventos dinâmicos que nos permitem aprender mais sobre o hardware do foguete SLS”. A análise dos dados obtidos no teste do dia 14 ainda está em andamento. 
 

Assim que a NASA e a Aerojet Rocketdyne terminarem a análise dos dados, o sistema de monitoramento será revisado para, além de avaliar o desempenho do motor, entender o motivo que levou a interrupção do teste de fogo de forma precoce. Como o teste não envolveu motores destinados a serem usados por nenhuma missão no futuro próximo, um exame mais longo não afetará o cronograma de voo da NASA. 
 
Viagens Espaciais Serão Feitas Com Mais Segurança 
 
Com o final da missão Artemis I, tanto a NASA quanto a Aerojet Rocketdyne – sua principal contratada para o desenvolvimento de elementos de propulsão para a Artemis – estão avançando com testes e desenvolvimento de novos elementos de missão. Um outro componente, conhecido como powerhead, já foi integrado. Além disso, componentes adicionais (um novo bocal e controlador) serão instalados antes da série de certificação.
 
“Cada teste, mesmo um que não dura totalmente, nos ajuda a coletar dados valiosos para voar com segurança”, disse o gerente de projeto do Stennis RS-25, Chip Ellis. A intenção é fazer um instrumento potente o suficiente para levar os astronautas para além da órbita baixa da Terra, pela primeira vez, em mais de 50 anos.

Comentários