Operação SANTA BRANCA

DESCRIÇÃO DA CAMPANHA 
 
Operação:
Santa Branca
 
Foguete: VSB-30 V29 
Número do vôo do foguete: 33 
Período da Campanha: 05 à 28/10 
Data de lançamento: 23 de outubro de 2022 (Dia do Aviador e Dia da FAB) 
Horário: às 14h20 (horário local) 
Apogeu do vôo: 227 km 
Tempo de voo: 7 minutos e 44 segundos 
Tempo de Microgravidade: Não divulgado (Aproximadamente e, média 6 minutos)
Massa da Carga Útil: Não divulgada 
Local: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) 
Objetivo: Realizar o voo de qualificação do protótipo da ‘Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM)’, bem como levar a espaço um experimento científico desenvolvido pelo ‘Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)’ para ser testado em ambiente de Microgravidade.
Resultado: Sucesso Total
 
Carga Útil Embarcada
 
- Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM) 
 
- Experimento Forno Multiusuários
 
 Instituições Envolvidas: 
 
AEB - Agência Espacial Brasileira 
DCTA - Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial
IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço 
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial 
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara 
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno 
OE - Orbital Engenharia 
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais 
 
Instituições Indiretamente Envolvidas
 
FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos 
 
VSB-30 é Lançado com Sucesso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) 
 
Pois então, como divulgado na época por diversas mídias oficiais ou não, no dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), ou seja, em 23 de outubro do ano corrente, foi lançado com sucesso do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o foguete suborbital brasileiro VSB-30 V29, tendo abordo finalmente o protótipo de qualificação em voo da tão aguardada ‘Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM)’, que foi desenvolvida numa parceria entre a empresa ‘Orbital Engenharia’ e o ‘Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)’, com o apoio da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). 
 
Vale lembrar a todos que o foguete VSB-30 é o único produto espacial brasileiro com certificação internacional e com grande reconhecimento mundo afora pela sua grande eficiência em voo comprovada, um foguete derivado da antiga Família Sonda (desenvolvida em grande parte pelo IAE), e que possuiu estágios à propulsão sólida, estabilizados rotacionalmente e com capacidade de transportar cargas úteis de até 400 kg, em altitudes na faixa de 270 km. 
 
Neste voo em questão (o trigésimo terceiro de sua vitoriosa trajetória) o VSB-30 desta campanha de lançamento denominada de ‘Operação Santa Branca’, alçou voo às 14h20 deste dia 23, atingindo o apogeu com 4 minutos e 1 segundo, em uma altitude de 227 km, totalizando um voo de 7 minutos e 44 segundos. A carga útil (PSM) caiu a 185 quilômetros da costa, sendo posteriormente recuperada por helicópteros da FAB especializados neste tipo de missão, que assim fizeram o resgate da carga. Neste lançamento, o foguete também levou a bordo um experimento científico denominado de “Forno Multiusuários", experimento este que foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 
 
Uma equipe especializada da FAB embarcou nesta plataforma diversos equipamentos para a avaliação do seu desempenho, desde o lançamento até a sua recuperação no mar. Já o INPE participou com o desenvolvimento do ‘Forno Multiusuário’, incluindo um experimento de solidificação de ligas eutéticas de BiSn e PbSn em Microgravidade. Para as próximas missões, espera-se que este forno seja utilizado como uma facilidade permanente desta Plataforma Suborbital. 
 
Além disso, em uma ação bastante elogiável e necessária em nossa visão, durante a realização desta campanha, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da AEB, e de unidades do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), estiveram participando de um ‘ciclo de palestras’ em escolas de diversos bairros e comunidades quilombolas de Alcântara, num evento educacional promovido pela AEB e pela Secretaria de Educação da cidade, para assim divulgar pesquisas e atividades realizadas no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). 
 
Pois então amigos leitores, e como não poderia deixar de ser em eventos como esse, estiveram também presentes no CLA, o Ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, acompanhado por sua comitiva composta de Diretores, Secretários e Chefes de gabinetes do ministério, numa verdadeira festa às custas do erário publico, bem como também o risonho presidente da AEB, aquele mesmo que vive propagando por todos os cantos (até mesmo em inglês para gringos tolos) o absurdo bordão criado por ele, ‘Aqui tem Espaço’, bordão este que numa análise rápida eu diria que só faltou a palavra: ‘Certo’, para assim o embuste ficar completo. 
 
“Primeiramente, temos que comemorar o sucesso da Operação Santa Branca. É motivo de orgulho vermos a competência dos profissionais brasileiros, que não desistiram do sonho de realizar lançamentos aqui no CLA. O VSB-30 é um foguete brasileiro e, isso será o início de um ciclo de muitas conquistas que, com certeza, virão”, disse o Ministro Paulo Alvim em cena patética, repetindo palavras ‘jogadas ao vento’ por décadas por políticos como ele. 
 
“A Operação Santa Branca se concretizou com sucesso. Houve uma grande preparação com as equipes do Instituto de Aeronáutica e Espaço e da Empresa ORBITAL, que fizeram a PSM, um experimento que estamos em processo de homologação. Foram meses de preparação para esse momento e, para nós do CLA, é uma sensação de dever cumprido. Agora temos todos os dados necessários para apresentar às empresas lançadoras”, relatou o Diretor do CLA, Coronel Engenheiro Fernando Benitez Leal. 
 
Com o intuito de garantir o total sucesso da Operação Santa Branca, como sempre ocorre em operações de lançamentos como essa, a FAB e o CLA tomaram diversas medidas de segurança. Para a população que mora na região do CLA, a FAB emitiu comunicados alertando toda a população. Além disso, pescadores e ribeirinhos foram orientados quanto à pesca no local. O mesmo cuidado foi feito com relação ao espaço aéreo, que estava bloqueado para voos na região. Afinal leitor, como bem foi colocado pelo Tenente-Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo, a segurança é o item fundamental para o sucesso deste tipo de operação. Ainda segundo o oficial da FAB, o Grupo de Segurança e Defesa (GSD) fez toda a escolta do foguete até chegar à área de integração do veículo. "Fizemos toda vigilância de área, com o controle de acesso e de imagens. Fizemos um trabalho perimetral com a colocação de barreiras que pudessem garantir a total segurança de todas as pessoas", completou o Tenente-Coronel Moreira Cazo. 
 
Já com relação à segurança do lançamento, o cuidado foi criterioso, principalmente pelo fato de, aproximadamente, 95% da carga ser composta por combustível. Nessa questão, o Tenente-Coronel Moreira Cazo relatou que este foguete do PEB atua com combustível sólido, e assim, para evitar incidentes, foram realizados testes de descargas eletrostáticas e o isolamento total da aérea de lançamento. "Fizemos o monitoramento de todas as questões possíveis que poderiam ocorrer e eliminamos todas elas. Além disso, nos resguardamos para que qualquer situação fosse resolvida e sanada. Com todos esses cuidados, atingimos o nosso objetivo e a missão foi um sucesso", concluiu o oficial da FAB. 
 
O que todos apoiadores das atividades espaciais no Brasil esperam com a finalização desta ‘Operação Santa Branca’, é que tudo o que foi dito pelos órgãos oficiais e pela mídia (nem sempre especializada), quanto ao sucesso desta missão, seja verdadeiro, e que a tão esperada (mais de uma década) Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM) não venha se transformar em mais um embuste protagonizado por todos os envolvidos. Afinal amigos, é indiscutível que o nosso ‘Patinho Feio’ necessita de uma plataforma suborbital como essa, desde que venha realmente se tornar um produto competitivo para o mercado nacional e internacional, e não repetir o embuste dos caríssimos Foguetes FTB e FTI, foguetes estes que nunca saíram do seu estágio de qualificação, e por conta é provável que nunca venham se tornar um produto competitivo. Pobre erário público brasileiro. 
 
E vale aqui lembrar um detalhe muito preocupante, a empresa ‘Orbital Engenharia’ é uma dessas empresas do chamado ‘Legacy Space (Old Space)’ que por décadas sobreviveu dos recursos do PEB, sempre produzindo apenas protótipos que nunca se tornaram produtos competitivos, e alguns deles, sequer funcionais, como por exemplo o SAMF (Sistema de Alimentação Motor-Foguete), num dos maiores embustes sustentado pelos mesmos órgãos que agora atestam o sucesso da MQ-PSM. Entretanto amigos, mentira tem pernas-curtas e nada como tempo para atestar a veracidade dos fatos. Estaremos atentos!
 
VÍDEO:
 
Vídeo da Operação divulgado pela FAB.

FOTOS:
 
Fotos das boas ações de representes do MCTI/AEB/INPE nas comunidades quilombolas e escolas da região.
 

Comentários