Módulo Lunar 'HAKUTO-R' Japonês é Lançado Com Sucesso Por Foguete Falcon 9 da SpaceX

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, à tarde de ontem (11/12), não foi só especial por conta da amerissagem (pouso) da Espaçonave Orion da NASA, mas também e principalmente para Japão, pelo lançamento bem sucedido do foguete Falcon 9 da SpaceX que colocou em tora trans-lunar o módulo lunar ‘Hakuto-R’ da pequena startup espacial japonesa Ispace, que carrega também em seu interior uma sonda de 10 quilos construída pelos Emirados Árabes Unidos (EAU). Segue abaixo uma pequena notícia postada ontem no site Olha Digital sobre este lançamento.
 
O BS ficará na torcida para que essa missão espacial japonesa seja exitosa com a pretensão de pousar em solo lunar.
 
Avante HAKUTO-R!
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
SpaceX Faz Lançamento Histórico de Módulo Lunar Japonês
 
Se pousar na Lua, o Japão pode ser o quarto país a conseguir o feito, atrás de Estados Unidos, Rússia e China
 
Por Lucas Soares
11/12/2022 - 17h50
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Este domingo foi um dia e tanto para o mundo espacial. Além da amerissagem da Cápsula Orion da Artemis 1, a SpaceX fez um lançamento histórico para a Startup Japonesa Ispace. Em um foguete Falcon 9, o módulo lunar decolou da base de Cabo Canaveral, na Flórida, após dois adiamentos.
 
A missão lançada pela SpaceX é a primeira de um programa chamado Hakuto-R, que significa “coelho branco” em japonês. A pequena Ispace possui apenas 200 funcionários e espera que o módulo chefe na órbita lunar em abril de 2023.
 
“Nossa primeira missão lançará as bases para liberar o potencial da Lua e transformá-la em um sistema econômico sólido e dinâmico”, disse o presidente da Ispace, Takeshi Hakamada. 
 


SpaceX e o Lançamento Com a Ispace 
 
Se pousar na Lua, o Japão pode ser o quarto país a conseguir o feito, atrás de Estados Unidos, Rússia e China. O módulo também carrega uma sonda de 10 quilos construída pelos Emirados Árabes Unidos.
 
A Ispace também cogita trabalhar com a NASA na missão Artemis e tem como objetivo desenvolver “um serviço de transporte frequente e de baixo custo para a Lua”.

Comentários