Vela Solar Enviada Pela 'Missão Artemis I' Fracassa e Se Perde no Espaço Interplanetário

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia postada ontem (21/12), no site “Canaltech”, destacando que a Vela Solar ‘Near-Earth Asteroid Scout (NEAScout) lançada ao espaço pela Missão Artemis I também fracassa e deixa a órbita lunar se perde no espaço interplanetário. Saibam mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Home - Ciência - Espaço
 
Artemis I | Vela Solar Enviada Pela Missão Fracassa e Deixa a Órbita Lunar
 
Por Daniele Cavalcante
Editado por Patrícia Gnipper
21 de Dezembro de 2022 às 11h11
Fonte: Gizmodo 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

Os pequenos satélites em formato de cubo, lançados pela missão Artemis I, continuam falhando e “morrendo”. Dessa vez, o Near-Earth Asteroid Scout (NEAScout) deixou de funcionar e saiu totalmente do sistema Terra-Lua e ficará perdido no espaço interplanetário.
 
No final de novembro, a NASA já estava com problemas para estabelecer comunicação com alguns satélites "cubesat". Um deles era o lander OMOTENASHI, desenvolvido pela agência espacial japonesa JAXA e Universidade de Tóquio para pousar na Lua. Entretanto, ele não conseguiu estabelecer comunicação.
 
Além disso, o satélite LunIR parece ter sofrido alguma anomalia após o lançamento e o cubesat Team Miles também não estabeleceu comunicação de rádio. Agora, o NEAScout se perdeu ao sair da órbita lunar, mas já estava “morto” antes disso.
 
 
O NEAScout tinha a missão de abrir uma vela solar de 281,64 metros quadrados para “voar” impulsionada pelo empurrão das ondas eletromagnéticas do Sol. Seu trajeto era rumo a um asteroide próximo chamado 2020 GE.
 
Por enquanto, restam seis cubesats “saudáveis” entre os dez enviados pela Artemis I:
 
* CuSP do Southwest Research Institute: vai rastrear as partículas e campos magnéticos do Sol
 
* EQUULEUS da JAXA: fará varredura da plasmasfera da Terra
 
* BioSentinel: estudará os efeitos da radiação do espaço profundo em organismos vivos
 
* ArgoMoon da ESA: observou o estágio de propulsão criogênica que colocou Orion em seu trajeto em direção à Lua.
 
* Lunar IceCube e LunaH-Map da NASA: para localizar e estimar a quantidade e a composição dos depósitos de gelo de água na Lua
 
Ainda não se sabe exatamente o que causou os problemas nos satélites, mas os engenheiros da missão suspeitam que o vilão da história tenha sido os atrasos do lançamento da Artemis I.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/JPL-Caltech)
Concepção artística da missão NEAScout.
 
Os cubesats foram colocados no foguete programado para lançamento em 29 de agosto, mas ele ocorreu apenas em 16 de novembro. Durante esse intervalo, a equipe só conseguiu recarregar a bateria de quatro deles.
 
Também não está garantido o sucesso dos satélites que enviaram sinais e parecem funcionar bem. A NASA deve se pronunciar novamente quando novos dados dos cubesats forem recebidos e analisados. Como eles não têm seus dados públicos, teremos que esperar os anúncios oficiais.

Comentários