Novas Informações Sobre os Preparativos da Missão do 'Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV’

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Tendo como fonte informações publicadas pela edição de hoje (06/12) do Jornal Pequeno de São Luís-MA, fiquei sabendo que, após a chegada no sábado (03/12) das peças do 'Foguete Sul-Coreano HANBIT-TLV’ ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado da capital maranhense, provenientes de Seul (Coreia do Sul), partes dessas peças forma enviadas ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), sob a supervisão do oficial da reserva da FAB e atualmente diretor da empresa sul-coreana no Brasil, o Sr. Elcio Oliveira.
 
Já o restante da peças que compõem todo o sistema de lançamento deste foguete, chegaram por via terrestre em São Luís, na noite deste domingo (04/12), provenientes do Porto de Santos-SP. Foram nove carretas trazendo a base de lançamento mais o erector (equipamento usado para levantar o foguete para posição vertical), além de dois contêineres com a central de controle de lançamento e a central de controle de combustível, onde foi feita uma operação de acompanhamento pelo Governo do Maranhão para o envio, por ferryboat, para o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
 
Segundo informações divulgadas pela empresa sul-coreana INNOSPACE, este será o primeiro voo teste suborbital para validar o motor de primeiro estágio do seu futuro Foguete Orbital HANBIT-NANO, que será um pequeno lançador de satélites de dois estágios que terá a capacidade de transportar cargas úteis de até 50Kg.
 
Vale lembrar aos nosso leitores e leitoras que, esse Foguete Suborbital HANBIT-TLV, levará abordo como carga útil o SISNAV, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pelo IAE/DCTA em parceria com outras instituições brasileiras. O objetivo será verificar se o SISNAV opera bem em ambientes específicos como vibração, choque e alta temperatura, situações que ocorrem  em todo processo desde a decolagem e durante todo voo transatmoférico. Ainda não há uma data definida para o lançamento desta missão, porém o que está previsto é que o mesmo seja lançado ainda neste mês de Dezembro.
 
O BS aproveita para agradecer ao nosso leitor maranhense 'Edvaldo Coqueiro' por ter nos enviado a matéria citada com as informações que nos permitiram escrever esse texto. Valeu mais uma vez Edvaldo!

Comentários