AEB Realiza 3ª Reunião do ProSAME Formalizando Novas Propostas de Missões Espaciais

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada hoje (13/12) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, destacando que durante a Reunião do ProSAME (Procedimento Para Seleção e Adoção de Missões Espaciais), foram formalizadas novas propostas de missões espaciais e projetos, com destaque para os projetos dos Satélites AQUAE e EQUARS (INPE), da Sonda Lunar Garatéa-L (Airvantis e parceiros), bem como também o do Satélite ITASAT-2 (ITA).
 
É claro que ficaremos aqui na torcida para que todas elas possam avançar da Carteira de Admissão para a Carteira de Execução do ProSAME, especialmente a fantástica Missão da Sonda Espacial Garatéa-L, mas é bom lembrar que a AEB não tem necessariamente um bom histórico de eficiência em suas ações, muito pelo contrario, e além do mais, como já disse em comentário anterior, o governo mudou, e quando isso ocorre no Brasil, tudo infelizmente muda.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Reunião do ProSAME Formaliza Novas Propostas Espaciais
 
Projetos homologados na Carteira de Admissão passarão por outras etapas até a aprovação final.
 
Coordenação de Comunicação Social – CCS 
Publicado em 13/12/2022 - 08h58
 

Na última quinta-feira (8), foi realizada a 3ª reunião do Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME).
 
Na ocasião, foram formalizadas novas propostas de missões espaciais e projetos nas suas diferentes carteiras, com destaque para as propostas AQUAE e Equars, do setor público, e Garatéa-L, oriunda da iniciativa privada. As três propostas entraram na Carteira de Admissão, além do projeto ITASAT2.
 
Adentrar ao ProSAME não garante a adoção pela Agência Espacial Brasileira (AEB), mas é o passo inicial para a estruturação de uma missão viável e efetiva no contexto do PNAE 2022-2031. Durante a reunião, a proposta AQUAE também foi selecionada para a Carteira de Qualificação, juntando-se à SelenITA e MapSAR, que foram selecionadas na reunião anterior.
 
Já na Carteira de Execução, formalizaram-se os seguintes projetos e missões espaciais: CBERS-4; CBERS-4A; Amazonia 1; SPORT; NanoMirax; GOLDS-UFSC; Motor-Foguete S50; Veículo Suborbital VS-50; Veículo Lançador de Microssatélites VLM-1; e Plataforma Suborbital de Microgravidade.
 
No encontro, também foi apresentado o módulo do Observatório do Setor Espacial Brasileiro (OSEB), que contará com informações sobre as Carteiras do ProSAME. A Diretoria de Governança do Setor Espacial (DGSE) informou que os conteúdos devem sofrer alterações após cada reunião deliberativa e podem ser encontrados no link: https://observatorio.aeb.gov.br/prosame. 
 
ProSAME 
 
Constante no PNAE, que é o instrumento de planejamento das atividades espaciais brasileiras para a década, o ProSAME é a sistemática estabelecida para que a AEB , em conformidade com as melhores práticas internacionais, analise e selecione as missões espaciais que adotará e executará no âmbito do PNAE 2022-2031.
 
O Procedimento propõe-se a considerar todas as propostas previstas na Carteira de Admissão à medida que seus proponentes ratifiquem a sua intenção. Novas propostas poderão, também, ser enviadas para avaliação do ProSAME, de forma a criar um ambiente dinâmico e promover a competição saudável no setor espacial brasileiro. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários