AEB Publica Nova Portaria Atualizando os Regulamentos Para Lançamentos de Foguetes no Brasil

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada no dia de ontem (29/12) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”, informando que a Agência publicou uma portaria atualizando os Regulamentos Para Lançamentos de Foguetes no Brasil. Saibam mais pela nota abaixo.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS - NOTÍCIAS
 
AEB Publica Portaria Que Atualiza os Regulamentos Para Lançamentos de Foguetes no Brasil
 
Nova portaria institui requisitos de seguro para lançamentos espaciais em território nacional
 
Publicado em 29/12/2022 - 17h55
 

A Agência Espacial Brasileira (AEB), por meio da Portaria n. º 1.019, de 23 de dezembro de 2022, publicou a terceira parte do Regulamento Espacial Brasileiro (REB), que institui os Requisitos de Seguro para Lançamento Espacial.
 
O REB tem como finalidade resguardar a sociedade e o estado brasileiro na eventualidade de um acidente durante uma operação de lançamento espacial realizado por empresas privadas dentro do território nacional. Ele define que para que haja lançamento, é necessário que a empresa obtenha uma licença de operador e uma autorização de lançamento.
 
A empresa só obterá a autorização de lançamento se ela fornecer todas as informações necessárias para uma avaliação da segurança da operação e cálculo do valor do seguro, conforme metodologia desenvolvida pela AEB e apresentada nessa terceira parte do REB.
 
O documento faz menção a diversas responsabilidades a serem cumpridas pelas empresas em caso de acidentes, danos ou perda de propriedade, lesões a pessoas, danos ambientais e outros danos diretos ou indiretos, que serão requisitos do seguro exigido para lançamentos.
 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários