Satélite Desenvolvido Pelo MIT Estabelece Novo Recorde na Transmissão de Dados Entre Um Satélite e a Terra

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, uma notícia foi postada ontem (05/12) no site ‘Olhar Digital’ destacando que engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um pequeno satélite chamado 'TeraByte InfraRed Delivery (TBIRD)', que estabeleceu um novo recorde na transmissão de dados entre um satélite e a Terra. Saibam mais sobre essa notícia pela matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Velocidade de Transmissão de Dados Entre o Espaço e a Terra Atinge Marca Assustadora
 
Depois de cumprir com seu objetivo, agora a equipe quer dobrar a transmissão e chegar em 200 gigabits por segundo
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
05/12/2022 - 20h15
Atualizada em 06/12/2022 - 01h23
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um pequeno satélite, que estabeleceu um novo recorde na transmissão de dados entre um satélite e a Terra. O sistema TeraByte InfraRed Delivery (TBIRD) utilizou um laser para transmitir grandes quantidades de dados a até 100 gigabits por segundo (Gbps). 
 
Uma alta velocidade de transmissão de dados, muito maior do que a maioria das conexões alcançadas atualmente entre o céu e o solo. A Starlink, por exemplo, oferece até 500 Mbps para clientes Premium. Na Estação Espacial Internacional (ISS), a transmissão de dados atinge cerca de 600 Mbps. Diante desses exemplos, o sistema TBIRD é até 200 vezes mais rápido. 
 
A diferença entre o TBIRD e os outros satélites, está na forma de comunicação. Enquanto a maioria dos satélites se comunica com estações terrestres através de ondas de rádio, o TBIRD usa luz laser, capaz de transportar até 1.000 vezes mais dados em cada transmissão. Além disso, todo o sistema foi projetado para superar os obstáculos que podem causar perda de dados. 
 
A equipe desenvolveu uma nova versão do que é chamado de protocolo ARQ (Automatic Repeat Request), que alerta o remetente sobre pacotes específicos de dados, e assim o satélite reenvia esses mesmos dados. 
 
Créditos: Lincoln Laboratory
Imagem: O satélite TBIRD contém um modem óptico de alta velocidade (parte superior), uma unidade de armazenamento (esquerda) e um amplificador óptico.
 
Reduzir a Ineficiência Para Garantir o Alto Desempenho do Satélite 
 
O que os usuários precisam evitar é a ineficiência, ou seja, perder a maior parte do tempo de conexão enviando dados repetidos em vez de dados novos. De acordo com Curt Schieler, engenheiro de sistemas da TBIRD, essa situação interfere na taxa de transferência. Para garantir o alinhamento, o TBIRD conta com um sistema personalizado de sinalização de erros que ajusta todo o satélite em si para apontar precisamente para o receptor. 
 
Depois de cumprir com seu objetivo, agora a equipe quer dobrar a transmissão. O gerente do programa, Jade Wang, declarou que pretendem aumentar as taxas para “200 gigabits por segundo, permitindo o downlink de mais de 2 terabytes de dados – equivalente a 1.000 filmes de alta definição – em uma única passagem de cinco minutos sobre uma estação terrestre”, uma velocidade extraordinária.

Comentários