AEB Realiza Reunião do 'ProSAME' Visando Selecionar 'Missões Espaciais'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada dia (21/10) no site oficial da nossa Agência Espacial de Brinquedo (AEB), informando que na última segunda-feira (17/10) o incompetente presidente deste pífio órgão governamental e seus diretores, participaram da reunião extraordinária do ProSAME (Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais - outro nome POMPOSO) e que levou quase cinco meses pra produzir algum resultado, por menor que ele seja.
 
Bom leitor, não sou especialista em ‘burrocracia’, muito pelo contrário, sempre fui dinâmico em tudo que fiz em minha vida, portanto a analise técnica sobre os procedimentos aqui citados eu deixarei para o Prof. Rui Botelho, isto evidentemente pela vivencia que o mestre adquiriu quando era ex-servidor desse órgão 'vendedor de ilusões' e de ‘passagens aéreas’ para apadrinhados. Fiquem atentos amigos a nossa coluna ‘Espaço’ Semanal’ da próxima quinta-feira (27/10).
 
No entanto vale aqui esclarecer que as duas missões citadas na matéria abaixo, a Missão MAPSAR’ do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a ‘SelenITA’ do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), são realmente muito interessantes.
 
O MAPSAR (Multi-Application Purpose SAR)’ é um projeto de Satélite Radar de Apertura Sintética que teria como função o sensoriamento remoto no levantamento de recursos naturais e monitoramento do planeta, uma grande novela desde que foi lançada e cheia de capítulos, que estava inicialmente previsto para ser desenvolvido em parceria com o DLR alemão, e agora (se realmente vir sair do papel), só Deus sabe com quem.
 
'SelenITA' na verdade é uma proposta do Centro Espacial ITA (CEI) de uma missão lunar no âmbito ‘Acordo Artemis’, um cubesat 12U com propulsão, que seria baseada na evolução do projeto do nanossatélite ITASAT 2.
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Procedimento Para Seleção e Adoção de Missões Espaciais Já é Uma Realidade na AEB
 
Propostas seguem fluxo de atividades para serem adotadas pelo Programa Espacial 
 
Coordenação de Comunicação Social – CCS 
Publicado em 21/10/2022 - 17h40
Atualizado em 24/10/2022 - 14h43
 

Na última segunda-feira (17), presidente e diretores da Agência Espacial Brasileira (AEB) participaram da reunião extraordinária do ProSAME.
 
Estabelecido através da Portaria n° 857, de 25 de maio de 2022, o ProSAME é o Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais definido no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) vigente para o período de 2022 a 2031. O ProSAME constitui-se de quatro carteiras distintas, que evoluem com a maturidade e a admissibilidade das missões propostas: Carteira de Admissão, Carteira de Qualificação, Carteira de Habilitação e Carteira de Execução.
 
A ideia é promover a qualificação progressiva de propostas até que algumas possam ser adotadas como missão. Assim, à medida que as propostas são maturadas e apreciadas no contexto do PNAE, podem evoluir na sequência dessas quatro carteiras.
 
De acordo com o Coordenador de Satélites e Aplicações da AEB, Dr. Rodrigo Leonardi, a Agência pode consolidar informações e, finalmente, comprometer-se com a execução e entrega das missões adotadas. “Quando uma proposta de missão espacial chega à AEB, ela ingressa pela Carteira de Admissão, e uma vez homologada pode ser selecionada à Carteira de Qualificação, na qual se avalia a viabilidade da proposta. Na sequência, a proposta pode então ser selecionada para a Carteira de Habilitação, na qual se avalia a disponibilidade orçamentária para sua execução, sua aderência a instrumentos de planejamento e suas sinergias com outras iniciativas em andamento. Após essa fase, a proposta pode, então, ser selecionada para recomendação de adoção”, explica.
 
Durante a reunião extraordinária, duas propostas foram homologadas na Carteira de Admissão e selecionadas para a Carteira de Qualificação: a missão SelenITA, proposta pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); e a missão MapSAR, proposta pela AEB com base no estudo realizado em 2019 em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE/MD).
 
O ProSAME, constante no PNAE -- que é o instrumento de planejamento das atividades espaciais brasileiras para a década -- é a sistemática estabelecida para que a AEB , em conformidade com as melhores práticas internacionais, analise e selecione as missões espaciais que adotará e executará no âmbito do PNAE 2022-2031.
 
O Procedimento propõe-se a considerar todas as propostas previstas na Carteira de Admissão do PNAE 2022-2031, tais como objetos da família Amazonia, CBERS, Aquae, entre outros, à medida que seus proponentes ratifiquem a sua intenção. Novas propostas poderão também ser enviadas para avaliação do ProSAME, de forma a criar um ambiente dinâmico e promover a competição saudável no setor espacial brasileiro.
 

Sobre a AEB 
 
Agência Espacial Brasileira é uma autarquia vinculada ao MCTI, responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários