MCTI e COMAER Assinam 'Protocolo de Intenções' Para o Projeto da Missão SelenITA

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Tão lembrados da Missão SelenITA citada aqui por mim na nota publicada ontem pela nossa piada espacial? Pois então, segue abaixo uma nota postada na noite de ontem (24/10) no site oficial do ‘Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)’, destacando que esse ministério e o Comando da Aeronáutica (COMAER) celebraram neste mesmo dia a assinatura de um ‘Protocolo de Intenções’ com o intuito de juntar esforços para empreender uma cooperação mútua em suporte ao desenvolvimento conjunto do Projeto da SelenITA, no âmbito da participação brasileira (ainda só no papel e na conversa fiada, diga-se de passagem) no Programa Artemis da NASA. 
 
Bom leitor, no momento é apenas um ‘Protocolo de Intenções’ que pode não dá em nada como muitos já assinados na história do nosso Patinho Feio. No entanto, é um começo, e este que vos fala não tem a mínima dúvida que a equipe técnica do CEI (Centro Espacial ITA), sob a coordenação do Dr. Luís Eduardo Vergueiro Loures da Costa tem a competência necessária para enfrentar um desafio como este e entregar essa espaçonave antes de sua aposentadoria. 
 
No entanto amigos, isso dependerá muito de como esses órgãos envolvidos (MCTI/AEB/FAB) cheios de energúmenos incompetentes, conduzirão a parte que lhe cabem, para que assim a equipe do CEI possa conduzir o desenvolvimento desta espaçonave sem os históricos percalços causados por esses ‘burrocratas cabeças de ovo’. 
 
Vamos aguardar amigos e amigas e torcer para que essa grande iniciativa primeiramente saia do papel, e que possa realmente colocar o Brasil entre os países de destaque nessa área de pesquisas em Espaço Profundo. Rsrsrsrsrs, parece até Ficção Científica, rsrsrsrs.
 
Brazilian Space 
 
Assuntos - Notícias - 2022 - 10 
 
MCTI Assina Protocolo de Intenções Para o Projeto SelenITA 
 
Projeto de Satélite propulsado pretende realizar estudos sobre o clima do espaço e da lua 
 
Publicado em 24/10/2022 - 19h28 
Atualizado em 25/10/2022 - 08h54 
Fonte: Site do MCTI - https://www.gov.br/mcti
 
Foto: Marcelo Camará (SEAPC/MCTI)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Comando da Aeronáutica celebraram nesta segunda-feira (24) um protocolo de intenções com o intuito de juntar esforços e empreender a cooperação mútua de ações institucionais conjuntas. O protocolo, em suporte ao programa Artemis, desenvolve o projeto SelenITA, que visa estudar tanto o clima espacial quanto de geofísica da lua, por meio de um pequeno satélite propulsado, capaz de controlar sua altitude para realizar medidas de parâmetros importantes na compreensão do sistema terra-lua e da lua especificamente. 
 
Em sua fala, o ministro do MCTI destacou que o espaço é uma oportunidade e uma das novas fronteiras do conhecimento. Nesse sentido, segundo ele, o espaço se incorporou ao nosso dia-a-dia, e o Brasil possui competências e capacidades de se posicionar como player nesse mercado. Além disso, a iniciativa do SelenITA é uma demonstração da competência tecnológica brasileira. 
 
A missão SelenITA está dentro do que há de mais moderno na pesquisa espacial e deverá contar com a participação da NASA, estabelecida pelo ITA com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). 
 
Já o Comandante da Aeronáutica do Brasil lembrou ser preciso ter três aspectos: o sonho para se conseguir as coisas, os conhecimentos necessários e a persistência, firmeza de convicções para se conseguir os objetivos. O representante da Aeronáutica destacou que a parceria com o MCTI e outros órgãos como AEB, ITA, DCTA, FINEP e todos os parceiros que estão por trás desse acordo é mais um passo em direção ao espaço. Além disso, os conhecimentos que as atividades do mundo aeroespacial geram fazem parte da nossa personalidade de desafiar os limites, e tentar ultrapassar as fronteiras do conhecimento. 
 
A contribuição dessa proposta e de outras iniciativas já presentes inclui o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) coordenado pela AEB/MCTI. O protocolo de intenções entrará em vigor a partir da data de sua assinatura e terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado ou alterado, mediante acordo expresso entre os partícipes e assinatura de termo aditivo.

Comentários

  1. Parace que os alemães querem largar de vez o VSB-30
    https://www.mbda-deutschland.de/pressemitteilung/neue-perspektiven-fuer-forschungsmissionen-im-all/

    ResponderExcluir

Postar um comentário