Segundo Cientistas Algo Estranho e Assustador Está Acontecendo com a 'Heliopausa' na Borda do Nosso Sistema Solar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia postada hoje (29/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que algo assustador e estranho está acontecendo na borda do nosso Sistema Solar, justamente na ‘Heliopausa’, que parece estar ondulando e criando ângulos oblíquos de maneira inesperada. Saiba mais pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Algo Assustador Está Acontecendo na Borda do Sistema Solar
 
Heliopausa está se deformando, segundo cientistas
 
Por Rodrigo Mozelli
29/10/2022 - 04h11
Fonte: Via Space.com 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem destacada: NASA/JPL-Caltech

Bem a tempo do Halloween, os cientistas descobriram algo assustador e estranho ocorrendo na borda do Sistema Solar: a heliopausa – a fronteira entre a heliosfera (a bolha de vento solar que abrange o Sistema Solar) e o meio interestelar (o material entre a estrelas) parece estar ondulando e criando ângulos oblíquos de maneira inesperada.
 
O conceito geral de que a heliopausa muda de forma não é novo. Na última década, os pesquisadores determinaram que não é estático. Eles fizeram essa descoberta usando dados da Voyager 1 e Voyager 2, as duas únicas espaçonaves a sair da heliosfera até agora, bem como o satélite Interstellar Boundary Explorer (IBEX) da NASA, que estuda as emissões de átomos neutros energéticos (ENAs) que são criados quando os ventos solares e o meio interestelar interagem.
 
“A espaçonave Voyager fornece a única medição direta in situ das localizações desses limites. Mas apenas em um ponto no espaço e no tempo”, escreveu Eric Zirnstein, físico espacial da Universidade de Princeton, em e-mail para a Vice. IBEX ajuda a completar esses dados.
 
Os cientistas usaram os dados para criar modelos que preveem como a heliopausa muda. Em poucas palavras, os ventos solares e o meio interestelar empurram e puxam um ao outro para criar um limite em constante movimento.
 
 
 
 
Mas pesquisas recentes sobre a heliopausa trouxeram à tona dados que contradizem as descobertas anteriores. Durante um período de vários meses em 2014, o IBEX capturou o brilho dos ENAs que indicavam assimetrias na heliopausa. A equipe, mais tarde, percebeu que essas assimetrias eram incongruentes com os modelos, observou a Vice.
 
Além disso, ao revisar os dados das viagens da Voyager 1 e da Voyager 2, os cientistas descobriram que a heliopausa mudou drasticamente em período muito curto de tempo. Isso ajuda a explicar por que havia lacuna tão grande entre as entradas das duas sondas no espaço interestelar, o que aconteceu em 2012 e 2018, respectivamente. Mas esse tipo de movimento da heliopausa também se choca com os modelos.
 
Em artigo publicado em 10 de outubro na revista Nature Astronomy, os pesquisadores chamaram essas discrepâncias de “intrigantes e potencialmente controversas”.
 
Eles planejam continuar estudando a heliopausa, na esperança de obter mais informações da Sonda de Mapeamento e Aceleração Interestelar da NASA, satélite novo e aprimorado que pode detectar ENAs e está programado para ser lançado em 2025, disse Zirnstein à Vice.

Comentários