Pesquisadores Russos Estudam a Viabilidade de Exibir Comerciais no Céu Através do Uso de Satélites

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma curiosa notícia publicada dia (06/10) no site “Canaltech” destacando que uma equipe de pesquisadores do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia, de Moscou (Rússia), tentou descobrir através de um estudo, se é ou não viável usar satélites para exibir comerciais no céu.
 
Pois é amigos, será? Bom, a propaganda sempre foi à alma de qualquer negocio aqui na terra, mesmo quando se vende fantasias como ocorre no Brasil. Vejam, por exemplo, o caso da nossa piada espacial, que continua engabelando a pobre e mal informada Sociedade Brasileira, enquanto seus membros viajam pelo mundo às custas do erário público. Enfim...
 
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Propaganda Espacial: Pesquisadores Estudam Se Anúncios Com Satélites São Viáveis 
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
06 de Outubro de 2022 às 17h16
Fonte: Aerospace; Via: Skoltech 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: claudioventrella/Envato

Será que propagandas espaciais com satélites são viáveis? É o que uma equipe de pesquisadores do Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia, em Moscou, tentou descobrir em um novo estudo, que analisa a viabilidade de uma missão de propaganda espacial com satélites, que iriam refletir a luz solar para exibir comerciais no céu.
 
Em um estudo anterior, a equipe sugeriu uma missão de anúncios espaciais com os pequenos satélites CubeSats, que seriam lançados e reorganizados para terem formações de acordo com o anúncio desejado. Agora, em um novo estudo de acompanhamento, eles revisaram o tamanho dos componentes refletores dos satélites, a duração da missão e os lucros delas.
 
(Imagem: Reprodução/Shamil Biktimirov/Skoltech)
Representação de um anúncio espacial observado no campus do instituto.
 
Shamil Biktimirov, pesquisador que liderou o novo estudo, explica que eles analisaram o aspecto econômico de tal missão e, embora pareça pouco realista, descobriram que um anúncio espacial com base em 50 ou mais pequenos satélites pode, sim, ser viável. “As maiores preocupações são maximizar a duração geral da missão e o escopo da área que o satélite pode projetar um ‘pixel’, parte da imagem no céu”, acrescentou.
 
A equipe trabalhou com uma vela solar de 32 m² como superfície refletora, porque a estrutura já foi implantada e operada com sucesso em um CubeSat. “Ao analisar a viabilidade, chegamos a um mapa de preços que trabalha com o possível retorno em cidades que estejam na área de acesso da formação”, disse.
 
Ao considerar fatores como consumo de combustível, população da cidade alvo do anúncio, custos para a propaganda e mais, eles chegaram a uma estimativa de US$ 65 milhões, que seriam suficientes para a missão inteira. Se a formação de satélites for levada a uma cidade de alta densidade populacional, exibir o anúncio por um minuto e depois ir a outra, os anúncios poderiam oferecer retorno de US$ 2 milhões.
 
No entanto, vale lembrar que missões do tipo levantam preocupações relacionadas ao aumento do lixo espacial e até para a poluição luminosa, já intensa nos grandes centros urbanos.

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