Pesquisadores Russos Estudam a Viabilidade de Exibir Comerciais no Céu Através do Uso de Satélites
Olá leitores e leitoras do BS!
Segue uma curiosa notícia publicada dia (06/10)
no site “Canaltech” destacando que uma
equipe de pesquisadores do Instituto
Skolkovo de Ciência e Tecnologia, de Moscou
(Rússia), tentou descobrir através de um estudo, se é ou não viável usar
satélites para exibir comerciais no céu.
Pois é amigos, será? Bom, a propaganda sempre foi à alma
de qualquer negocio aqui na terra, mesmo quando se vende fantasias como ocorre
no Brasil. Vejam, por exemplo, o caso da nossa piada espacial, que continua engabelando
a pobre e mal informada Sociedade Brasileira, enquanto seus membros viajam pelo
mundo às custas do erário público. Enfim...
Brazilian Space
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Propaganda Espacial: Pesquisadores Estudam Se Anúncios
Com Satélites São Viáveis
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
06 de Outubro de 2022 às 17h16
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
Fonte: claudioventrella/Envato
Será que propagandas
espaciais com satélites são viáveis? É o que uma equipe de pesquisadores do
Instituto Skolkovo de Ciência e Tecnologia, em Moscou, tentou descobrir em um
novo estudo, que analisa a viabilidade de uma missão de propaganda espacial com
satélites, que iriam refletir a luz solar para exibir comerciais no céu.
Em um estudo anterior, a equipe sugeriu uma missão de
anúncios espaciais com os
pequenos satélites CubeSats, que seriam lançados e reorganizados para terem
formações de acordo com o anúncio desejado. Agora, em um novo estudo de
acompanhamento, eles revisaram o tamanho dos componentes refletores dos
satélites, a duração da missão e os lucros delas.
(Imagem: Reprodução/Shamil Biktimirov/Skoltech)
Shamil Biktimirov, pesquisador que liderou o novo estudo,
explica que eles analisaram o aspecto econômico de tal missão e, embora pareça
pouco realista, descobriram que um anúncio espacial com base em 50 ou mais
pequenos satélites pode, sim, ser viável. “As maiores preocupações são
maximizar a duração geral da missão e o escopo da área que o satélite pode
projetar um ‘pixel’, parte da imagem no céu”, acrescentou.
A equipe trabalhou com uma vela
solar de 32 m² como superfície refletora, porque a estrutura já foi
implantada e operada com sucesso em um CubeSat. “Ao analisar a viabilidade,
chegamos a um mapa de preços que trabalha com o possível retorno em cidades que
estejam na área de acesso da formação”, disse.
Ao considerar fatores como consumo de combustível,
população da cidade alvo do anúncio, custos para a propaganda e mais, eles
chegaram a uma estimativa de US$ 65 milhões, que seriam suficientes para a
missão inteira. Se a formação de satélites for levada a uma cidade de alta
densidade populacional, exibir o anúncio por um minuto e depois ir a outra, os
anúncios poderiam oferecer retorno de US$ 2 milhões.
No entanto, vale lembrar que missões do tipo levantam
preocupações relacionadas ao aumento do lixo espacial e até para a poluição
luminosa, já intensa nos grandes centros urbanos.
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