Exoplaneta Gigante Com Densidade de 'Marshmallow,' é Encontrado a '580 Anos-Luz' da Terra, em Órbita de Uma Estrela Anã Vermelha

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (20/10) no site “Canaltech”, destacando que um exoplaneta gasoso foi encontrado na órbita de uma estrela anã vermelha, a cerca de 580 anos-luz da Terra, sendo considerado o exoplaneta gigante gasoso de menor densidade já encontrado orbitando uma estrela deste tipo.
 
Pois então, sensacional né? Notem que a Astronomia Mundial avança a passos largos, não só pelo recente lançamento do ‘Telescópio Espacial James Webb’, mas também por diversos outros equipamentos astronômicos espalhados pelo mundo e no espaço, fora os que atualmente estão em construção ou desenvolvimento para serem usados em ambos ambientes, o terrestre e o espacial. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Exoplaneta Gigante Com Densidade de Marshmallow Fica a 580 Anos-Luz da Terra
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
20 de Outubro de 2022 às 16h47
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva/Spaceengine/M. Zamani

Um exoplaneta gigante gasoso foi encontrado na órbita de uma estrela anã vermelha, a cerca de 580 anos-luz da Terra. Chamado TOI-3757 b, ele tem raio que o torna levemente maior que Júpiter, e é considerado o exoplaneta gigante gasoso de menor densidade já encontrado orbitando uma estrela deste tipo.
 
O TOI-3757 b foi identificado primeiro pelo telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA, enquanto passava em frente à sua estrela. Com os dados, os astrônomos estimam que ele completa uma volta ao redor da estrela em apenas 3,5 dias — para comparação, Mercúrio leva 85 dias para orbitar o Sol.
 
A partir dos dados da velocidade radial, eles calcularam que o planeta tem aproximadamente 85 vezes a massa da Terra. Depois, com os dados de tamanho e massa em mãos, eles calcularam a densidade média do planeta, de 0,27 g/cm³. Portanto, o planeta tem menos da metade da densidade de Saturno e 25% da densidade da água — ou, se preferir, considere que tem densidade parecida com a de um marshmallow.
 
(Imagem: Reprodução/NOIRLab/NSF/AURA/J. da Silva/Spaceengine/M. Zamani)
Representação do exoplaneta TOI-3757 b, orbitando uma estrela anã vermelha fria.
 
Este é o exoplaneta de menor densidade já encontrado ao redor de uma estrela anã vermelha, um tipo de estrela considerada “fria”, quando comparada com o Sol. Apesar disso, estas estrelas podem ser extremamente ativas, expelindo erupções poderosas capazes de destruir a atmosfera de planetas próximos.
 
Shubham Kanodia, pesquisador que liderou o estudo que descreve a descoberta, explica que os cientistas consideram que os planetas gigantes gasosos dificilmente se formam ao redor de estrelas anãs vermelhas. “Até agora, não temos uma amostra grande o suficiente de planetas para encontrar mundos gasosos de forma robusta'', observou.
 
Assim, o TOI-3757 b é um planeta cercado por uma série de mistérios relacionados à sua formação e baixa densidade. Para explicá-los, a equipe sugere que ele tem um núcleo rochoso que se formou lentamente, atrasando o acúmulo de gás que o forma. Pode também ser este o motivo pelo qual o planeta tem menor abundância de elementos pesados e baixa densidade.
 
Outro fator talvez esteja relacionado à sua órbita levemente elíptica. Como o planeta se aproxima da estrela e se afasta dela enquanto a orbita, o excesso de calor pode ter tornado sua atmosfera “inchada”. “Possíveis observações futuras da atmosfera deste planeta com o telescópio James Webb podem ajudar a explicar sua natureza ‘inchada’”, disse Jessica Libby-Roberts, coautora do estudo.
 
O artigo que descreve as descobertas foi publicado na revista The Astronomical Journal.

Comentários