Lixo Espacial Russo Obriga a 'Estação Espacial Internacional' a Fazer Manobra de Desvio

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia publicada ontem (25/10) no site “Canaltech”, informando que a Estação Espacial Internacional (ISS) foi obrigada na ultima segunda-feira (24) a fazer uma manobra de desvio que aumentou sua altitude, como medida de segurança extra para afasta-la de um pedaço do Kosmos 1408, um antigo satélite soviético destruído pelos Russos durante um teste de míssil antissatélite no ano passado. 
 
Pois é amigos, olha ai o problema do lixo espacial. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Estação Espacial Internacional Faz Manobra Para Desviar de Lixo Espacial Russo
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
25 de Outubro de 2022 às 12h07
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

Nesta segunda-feira (24), a Estação Espacial Internacional (ISS) precisou realizar uma manobra de desvio que aumentou sua altitude, com a ajuda de uma nave Progress 81. O procedimento foi uma medida de segurança extra, necessária para ajudar a afastar a ISS de um pedaço do Kosmos 1408, um antigo satélite soviético destruído durante um teste no ano passado.
 
A Progress 81 acionou seu propulsor às 21h25 (horário de Brasília) e o manteve ativo durante cinco minutos, sem afetar as operações da estação. “Sem a manobra, era previsto que o fragmento tivesse passado em até 4,8 km da estação”, escreveu a NASA, em um comunicado.
 
O satélite Kosmos 1408 foi lançado em 1982 pela antiga União Soviética e já estava fora de operação há décadas. Em novembro de 2021, a Rússia executou um teste de míssil antissatélite, que destruiu o satélite e gerou mais de 1.500 detritos. Na época, o país afirmou que os fragmentos não eram perigosos.
 
Entretanto, especialistas alertaram para os perigos dos fragmentos, capazes de colocar naves e estações espaciais em risco porque devem continuar em órbita por anos e, talvez, por décadas. Há, ainda, preocupação com fragmentos pequenos demais para serem identificados por telescópios em solo.
 
Esta não é a primeira vez que detritos orbitais fazem aproximações perigosas com a ISS. No ano passado, os astronautas tiveram que se abrigar em naves Crew Dragon e Soyuz devido a uma "nuvem" de lixo espacial; se fosse necessário, eles já estariam prontos para retornar à Terra.
 
Já em julho deste ano, o laboratório orbital realizou uma manobra de desvio com uma nave cargueira russa Progress MS-20, para escapar de outra nuvem de fragmentos do satélite Kosmos 1408.

Comentários