INPE Visita o 'EMAER' Para Discutir Temas Essenciais Visando a Reformulação do 'Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE)'

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue uma nota postada hoje (24/10) no site oficial da FAB destacando que uma comitiva do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), liderada pelo seu diretor, o ‘Dr. Clezio Marcos De Nardin’, foi recebida na tarde da segunda-feira (17/10) pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) representando a FAB, para assim discutir temas essenciais visando a reformulação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).
 
Pois então amigos leitores, antes mesmo de realizarmos, no inicio de junho deste ano, uma live especial (reveja abaixo) com Dr. Clezio Marcos De Nardin, já tínhamos uma boa impressão da gestão responsável e competente deste senhor junto ao INPE, impressão esta que foi reforçada após termos tido esse contado com o diretor desta instituição. 
 

É louvável a iniciativa do diretor do INPE, no entanto, apesar de reconhecermos o grande trabalho que o Dr. Clézio vem realizando junto ao instituto com os parcos recursos técnicos e financeiros disponibilizados (talvez o único gestor competente atualmente dentro do nosso Patinho Feio governamental, se não, um dos pouquíssimos), parece-me que, para que o INPE possa participar do PESE desenvolvendo satélites para FAB, muita coisa ainda terá de ser mudada dentro deste Instituto, não só na questão tecnológica, mas também e especialmente na cultura de seus servidores que precisam entender que esses satélites não podem levar décadas para serem concluídos, pois a FAB e suas necessidades são para ontem, o que torna o tempo de desenvolvimento um detalhe inegociável. 
 
Em outras palavras amigos leitores, para ser competitivo (se não houver macacada política - pressão) o INPE terá de não só oferecer satélites tecnologicamente avançados, bem como ser também bastante dinâmico na entrega dos mesmos, pois caso contrário, repito, se a FAB não ceder às costumeiras ‘macacadas políticas’, certamente optará por adquirir satélites que atendam suas necessidades no mercado internacional, como ocorreu acertadamente, por exemplo, no caso dos Satélites Finlandeses. 
 
Brazilian Space 
 
VISITA 
 
EMAER Recebe Comitiva do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) 
 
A visita ocorreu nessa segunda-feira (17/10) 
 
Por Tenente Johny Lucas 
Edição: Agência Força Aérea 
Revisão: Major Oliveira Lima 
Publicada em: 24/10/2022 - 11:54 
Fonte: Agência Força Aérea
 
Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

A Força Aérea Brasileira (FAB), representada pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu na tarde dessa segunda-feira (17/10), a comitiva do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A aproximação entre a FAB e o Instituto fortalece as discussões de temas essenciais para reformulação do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (PESE).
 
O Chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Cesar Augusto O'Donnell Alvan, destacou a importância da reunião para a FAB. “Para que possamos ter um programa espacial que convirja todos os interesses da sociedade civil e da Defesa, nós precisamos cada vez mais aproximar o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) do PESE. E a vinda de representantes do INPE proporciona exatamente essa aproximação e a convergência das necessidades de ambas organizações”, disse o Oficial-General. 
 

Sobre o INPE 
 
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que estuda o sol, o cosmos, o meio interplanetário e o espaço próximo da Terra, os impactos das ações humanas no planeta, realiza o monitoramento dos biomas brasileiros, entre outras atividades essenciais para subsidiar políticas públicas e atender a demandas da sociedade brasileira.

Comentários