Após Choque, a 'Missão DART' Pode Ter Transformado o Asteroide Dimorphos em Um Cometa

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue abaixo agora uma intrigante notícia postada ontem (03/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que o recente e espetacular choque da Espaçonave DART contra o ‘Dimorphos’ pode ter transformado este asteroide em um cometa.
 
E aí galera, será mesmo?
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
DART: Missão Pode Ter “Transformado” Dimorphos em Cometa Após Choque
 
Por Rodrigo Mozelli
03/10/2022 - 22h50
Fonte: Com informações de CNET e UOL 
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem destacada: NASA 

Uma semana após a bem-sucedida Missão DART, o asteroide atingido, Dimorphos, soltou nuvem de poeiras e partículas. 
 
O que foi descoberto, porém, pelos telescópios da Terra, é que os detritos expelidos pelo objeto após a colisão criaram uma espécie de cauda, “transformando” Dimorphos em um cometa.
 


A descoberta, realizada menos de dois dias após o impacto, foi realizada pelo telescópio SOAR, localizado no Chile, então observado pelos astrônomos Teddy Kareta, do Observatório Lowell, do Arizona e Matthew Knight, da Academia Naval dos EUA. Eles calcularam que a cauda tem ao menos 10 mil quilômetros de extensão.
 
Supostamente, a cauda é tripla. Mas, mesmo com todos estes dados, ainda não é possível afirmar que Dimorphos “virou” mesmo um cometa, pois, como foi algo criado pela ação humana e não é algo natural, a cauda pode se dissipar.
 
Também vale lembrar que a NASA não tem ainda a certeza de que a DART obteve 100% de êxito em seu propósito e desviou o asteroide de sua rota original. Será necessário acompanhá-lo nas próximas semanas para cravar que ele realmente foi desviado de seu caminho incial.
 

Em comunicado, Kareta exaltou que “é incrível como conseguimos captar tão claramente a estrutura e a extensão da missão dias após o impacto”. 
 
Novas Informações Virão em Breve 
 
Mais dados e novidades como esta deverão ser recebidas e compiladas nas próximas semanas, enquanto diversos astrônomos recebem as diversas informações de telescópios e da missão.
 
 
Será possível saber, por exemplo, quanto material foi ejetado pela Dimorphos e quanto dele é composto de pedaços maiores e quantos são compostos por areia fina, segundo os astrônomos.
 

Comentários