Na 20ª Reunião Ordinária (Haja Reunião) o CDI-CEA Informa Ter Aprimorado o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI)

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma nota postada dia (07/10) no site oficial do ‘Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)’, destacando que na última sexta-feira (7) foi realizada de forma virtual e presencial, a 20ª Reunião Ordinária da Comissão de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA) que, segundo a nota, deu novos passos em direção à conclusão do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), documento este que irá guiar as atividades de desenvolvimento deste Centro Espacial. 
 
O nome da comissão é pomposa, né verdade? Porém, cá pra nós, 20ª Reunião Ordinária??? Pois então, talvez lá pela 100ª Reunião algo de concreto possa resultar desse BLÁ-BLÁ-BLÁ-BLÁ todo, rsrsrsrs. 
 
Caros amigos, não é esse tipo de gente que o País precisa ditando os rumos do setor espacial, e sim pessoas dinâmicas, de visão a frente do seu tempo, de atitude e realmente compromissadas em apresentar resultados a sua Sociedade.
 
A história da humanidade está cheia de exemplos como esses 'Cabeças de ovo', que nunca ou pouco contribuíram para o desenvolvimento de suas sociedades. Senhores, veja o caso, por exemplo, do tal ‘GT Artemis’, um absurdo, os caras sequer se reuniram até agora para definir como será a participação brasileira no programa e quais projetos brasileiros o atual Governo Irá apoiar. 
 
Enquanto isso, as atividades de diversos países no âmbito desse programa avançam rapidamente, afinal todos os países que assinaram este acordo (não poderia deixar de ser, é claro, partindo de países sérios) estão visualizando abocanhar um bom pedaço desse futuroso programa. Enfim... 
 
Brazilian Space 
 
Assuntos - Notícias 
 
CDI-CEA Aprimora Plano de Desenvolvimento em 20ª Reunião Ordinária
 
Com a aprovação do capítulo 6 e a apresentação do sétimo, comissão se aproxima da conclusão do plano de desenvolvimento
 
Publicado em 07/10/2022 - 17h47 
Atualizado em 10/10/2022 - 23h39 
 
Foto: Neila Rocha (SEAPC/MCTI) 
 
Realizada de forma virtual e presencial nesta sexta-feira (7), a 20ª Reunião Ordinária da Comissão de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA) deu novos passos em direção à conclusão do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), principal documento que vai guiar as atividades de desenvolvimento do Centro Espacial. Participaram da reunião, entre outras autoridades, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada à pasta. 
 
A pauta da reunião incluiu a reapresentação e aprovação do sexto capítulo do PDI, bem como a introdução ao capítulo sete. Segundo o diretor de Governança do Setor Espacial na AEB/MCTI, a aprovação do capítulo 6 é importante porque toca em questões socioeconômicas e com a apresentação do capítulo sete, ficam estabelecidas as diretrizes para sua aprovação na próxima reunião. Com aprovação do conteúdo do PDI, o CDI-CEA poderá começar a trabalhar na implementação das propostas, que também é atribuição da Comissão, assim como o monitoramento das ações. 
 
Um destaque da reunião foi uma apresentação sobre a Zona de Apoio a Atividades Espaciais (ZAAE), uma área designada para abrigar estruturas complementares que vão dar apoio ao Centro Espacial de Alcântara e as comunidades locais. A proposta da ZAAE divide o espaço em cinco setores: habitacional, universitário, que inclui centros acadêmicos e parque tecnológico, industrial, hoteleiro e de convivência. Outras infraestruturas de apoio integradas, como mobilidade urbana e energia também são abordadas no sétimo do PDI. 
 
O ministro do MCTI assinalou os avanços feitos pela Comissão para a conclusão do PDI e ressaltou que as atividades espaciais já são uma realidade em Alcântara e reafirmou o apoio do ministério à Universidade Federal do Maranhão no apoio à elaboração do Plano Diretor para a ordenação do território municipal, uma peça-chave complementar ao PDI. 
 
CDI-CEA 
 
A Comissão Integrada de Desenvolvimento para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA) é uma comissão interministerial presidida pelo MCTI e instituída pelo Decreto Nº 10.458, de 13 de agosto de 2020, com o objetivo de formular o Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), propor mecanismos institucionais e tecnológicos que possibilitem sua implementação, monitorar a execução do PDI-CEA e gerar subsídios para a sua consolidação e coordenar as iniciativas do governo relacionadas ao desenvolvimento do CEA.

Comentários