O 'Observatório Solar Dynamics' da NASA Capturou 'Belo Sorriso' do Sol

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma notícia publicada ontem (28/10) no site “Canaltech”, destacando que enquanto estudava a atmosfera solar, o ‘Observatório Solar Dynamics’ da NASA, veio a capturar uma imagem bem curiosa da nossa ‘Estrela Mãe’ que, diante de tudo que está acontecendo no ‘Planeta Azul’, resolveu nos mandar um ‘belo sorriso’. Rsrsrsrsrs. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Sonda Solar Dynamics Captura “Sorriso” do Sol
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
28 de Outubro de 2022 às 16h12
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/Twitter

Enquanto estuda a atmosfera solar, o observatório Solar Dynamics, da NASA, capturou uma imagem para lá de simpática do Sol. A foto foi publicada nesta quarta-feira (26), e mostra nosso astro com algumas aberturas coronais posicionadas de um modo que lembram um rosto sorridente.
 
As aberturas coronais ocorrem na coroa solar aparecem em cor escura em imagens do ultravioleta extremo e raios X. A diferença de cor ocorre porque estas aberturas são mais frias e menos densas do que o plasma e campos magnéticos ao redor delas.
 
Confira a nova foto:
 

Duas das aberturas coronais lembram olhos brilhantes, enquanto a terceira, na parte inferior da foto, lembra um belo sorriso. Esta imagem é um ótimo exemplo da pareidolia: não há nenhum rosto feliz em nosso astro, mas graças à pareidolia, nosso cérebro identifica algo parecido com a expressão em um padrão puramente aleatório.
 
Rostos e sorrisos à parte, a posição destas aberturas coronais foi uma feliz coincidência — com o perdão pelo trocadilho. Elas podem aparecer a qualquer momento e em qualquer lugar no Sol, mas são mais comuns durante o mínimo solar, o período de menor atividade no ciclo de nosso astro.
 
As mais persistentes delas formam fluxos do vento solar, repletos de partículas eletricamente carregadas. Como permitem que o vento solar escape mais facilmente, elas contribuem para a formação de fluxos relativamente velozes destas partículas.

Comentários