Pela Primeira Vez o 'Superfoguete Ariane 6' da ESA Foi Montado Completo na Sua Plataforma

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma matéria postada ontem (17/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que o 'Superfoguete Ariane 6' da ESA foi montado na sua plataforma pela primeira vez.
 
Olha aí amigos, sensacional, e os Europeus dão com este exemplo uma demonstração que não querem ficara atrás de americanos e chineses, e assim, correm também pra ser protagonistas no Espaço. Porém será mesmo que esse ‘Foguete Ariane 6’ será tão competitivo quanto os que já existem, ou estão por vir, especialmente aqueles originados da iniciativa privada?
 
Sinceramente não sei, mas iremos debater isso na nossa próxima coluna ‘Espaço Semanal’ nesta quinta feira 20/10. Fiquem atentos.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Superfoguete Ariane 6 é Montado Completo na Plataforma Pela Primeira Vez
 
Por Flavia Correia
Editado por Lucas Soares
17/10/2022 - 15h14
Atualizada em 17/10/2022 - 15h25
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Considerado a maior prioridade de 2022 para a Agência Espacial Europeia (ESA), o lançamento do superfoguete Ariane 6 pode estar bem próximo de acontecer. Isso porque, pela primeira vez, o veículo foi montado por completo em sua plataforma de lançamento no espaçoporto europeu de Kouru, na Guiana Francesa, com a instalação de um composto superior sobre o estágio central e os quatro propulsores.
 
Imagem: ESA
Superfoguete Ariane 6 é montado por inteiro na plataforma de lançamento pela primeira vez.
 
Esse elemento superior – composto por duas meias-carenagens e uma maquete de carga com o adaptador estrutural necessário para se juntar ao estágio central – fez a viagem de 10 km do prédio de encapsulamento até a plataforma de lançamento na quarta-feira passada (12).
 
Nas próximas semanas, equipes da ESA, da Ariane Group e da agência espacial francesa (CNES) farão as conexões mecânicas, elétricas e fluidas que se juntam ao complexo veicular.
 
Com o Ariane 6 totalmente integrado na base, os chamados testes combinados validarão o foguete, a plataforma de lançamento e os sistemas elétricos, fluidos e mecânicos compartilhados como um sistema completo. Os testes combinados incluem operações de abastecimento e drenagem de tanques que garantem o bom funcionamento das etapas de lançamento, além de avaliarem o software de dados de voo e controle.
 
Segundo um comunicado da ESA, após os testes combinados, serão realizados os testes de disparos estáticos nos motores do estágio Vulcain 2.1, incluindo disparos abortados e disparos longos com desconexão. 
 

O diretor de Transportes Espaciais da agência, Daniel Neuenschwander, ressalta a importância do Ariane 6 como sucessor do foguete Ariane 5, que por mais de 25 anos forneceu à Europa acesso confiável ao espaço. “A inovação é a chave para manter a capacidade da Europa de alcançar o espaço com um sistema de lançamento totalmente independente que seja competitivo e versátil”.
 
Nesta quarta-feira (19), uma coletiva de imprensa será concedida às 12h (pelo horário de Brasília) para detalhar o progresso do superfoguete Ariane 6, com transmissão ao vivo na Web TV da ESA. Estarão presentes representantes da ESA e de seus parceiros no projeto Ariane 6, ArianeGroup (principal contratante industrial do sistema), Arianespace (provedora de serviços de lançamentos) e a CNES (responsável por gerenciar o espaçoporto).
 
Ariane 6 é um veículo de lançamento modular que usa dois ou quatro propulsores de correia P120C, dependendo dos requisitos da missão. O motor P120C tem dupla função, servindo também como o primeiro estágio do novo foguete Vega-C, também da ESA.

Comentários