CLA Se Prepara Para Realizar o Lançamento da 'Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM)' Durante as Atividades da 'Operação Santa Branca'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma noticia publicada dia (06/07) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”,  destacando que começaram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) os preparativos para a ‘Operação Santa Branca’, operação de lançamento do primeiro protótipo da tão aguardada Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM).
 
Meus amigos, peço aqui desculpas a todos vocês por só divulgar essa noticia no dia de hoje, mas ocorre que desde que retornei ao BS, dificilmente entro no site dessa piada espacial, e se não fosse um de meus contatos, só saberia disto quando a própria FAB viesse divulgar em seu site oficial.
 
Ufa, pois então, depois de mais de uma década, pelo que parece se encerra aqui mais uma novela do Programa Espacial Governamental, ou então se iniciará outra? Afinal amigos, mesmo que o voo seja bem sucedido, quem garante que essa PSM realmente venha se tornar um produto competitivo para o Mercado Nacional e Internacional?
 
Vale lembrar amigos que a mesma empresa Orbital Engenharia do Legacy Space (Old Space se preferirem) responsável pelo desenvolvimento desta plataforma, foi à mesma que desenvolveu o SAMF (Sistema de Alimentação Motor-Foguete - veja aqui) para o ‘Ensaio do Estágio de Propulsão Líquida – EPL’ (veja aqui), lançado que foi em 2014 pela Operação Raposa, tão lembrados? (veja aqui)
 
Na época foi divulgado (inclusive aqui pelo BS, seguindo o que foi passado à mídia pelo IAE) de que o lançamento do EPL havia sido um grande sucesso. No entanto caros leitores, além do projeto não ter passado de um protótipo e que estranhamente não sofreu continuidade como se esperava, o boato que corre nos bastidores do PEB é que o IAE mentiu para Sociedade Brasileira, sendo talvez a sua falta de continuidade a explicação do porque até hoje não dominamos sequer o mínimo dessa tecnologia de propulsão líquida.
 
Diante disto amigos, mesmo que não acredite nesta possibilidade, espero que sinceramente esses anos todos que a ‘Orbital Engenharia’ consumiu para desenvolver uma simples ‘Plataforma Suborbital de Microgravidade’ venha realmente resultar num produto competitivo para o Mercado, pois assim ganha o Brasil e ganha o Programa Espacial do pais.
 
Avante PSM!
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Espaçoporto de Alcântara Se Prepara Para Realizar a Operação Santa Branca
 
Com janela de lançamento de 22 a 26 de outubro, foguete VSB-30 levará a bordo experimento do INPE na Plataforma Suborbital de Microgravidade - PSM

Publicado em 06/10/2022 - 15h11
Atualizado em 06/10/2022 - 15h14
 

Começam os preparativos para a Operação Santa Branca, com a realização de palestras educativas nas escolas de Alcântara. A Operação consiste no lançamento, a partir do município de Alcântara/MA, de um foguete VSB-30 que possui, como módulo de carga útil, o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM). Após a qualificação, a PSM será utilizada para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. 
 
O último lançamento com o VSB-30, no Brasil, ocorreu em 2016, na Operação Rio Verde. O foguete, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), carregava a carga útil MICROG-2, que levou a bordo oito experimentos científicos e tecnológicos selecionados pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
O voo deste ano levará uma carga útil nacional. A Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira, a empresa Orbital Engenharia, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Nessa plataforma, será embarcado um conjunto de instrumentos para a avaliação do desempenho do voo e o experimento “Forno Multiusuários”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
A janela de lançamento está programada entre os dias 22 e 26 de outubro. O sucesso da Santa Branca permitirá ao País explorar este tipo de lançamento para os interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias no ambiente de microgravidade. “O Brasil poderá prover, de forma autônoma, serviços de experimentação em ambiente microgravidade, usando o Centro Espacial de Alcântara (CEA), o VSB-30 e a PSM. Abriremos, também, um mercado para a indústria espacial brasileira, para os empreendedores e para as Instituições de Ciência e Tecnologia”, enfatiza Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira. 
 
O Programa Microgravidade foi criado em outubro de 1998, por meio da Resolução nº 36, do Conselho Superior da AEB. Ele teve sua última reestruturação em janeiro de 2015. O objetivo é viabilizar a realização de experimentos científicos e de desenvolvimento tecnológico, por meio de seleção, com base no mérito científico-acadêmico-tecnológico, de propostas submetidas a Anúncios de Oportunidades (AOs). 
 
Palestras Educacionais Realizadas em paralelo à Operação Santa Branca 
 
04/10: Escola Inácio de viveiros Raposo
05/10: Escolas Barão de Grajaú e Antônio Lobo
07/10: Escola José Wilson Bezerra de Farias
11/10: Escola Caminho das Estrelas
13/10: Escola Dom Pedro II
18/10: Escola Governador Newton Bello
19/10: Escolas Eurico de Jesus e Marechal Castelo Branco
21/10: Escola Tereza Martins
25/10: Escola Joaquim Ribeiro
26/10: Escola Dr. Facure
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários

  1. O site do iae está há vários dias fora do ar.....trágico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Blog Luiz!

      É verdade, está desativado há bastante tempo, deve estar sendo reformulado. Porém eles não tem mesmo mais o que mostrar, enfim...

      Excluir

Postar um comentário