NASA Avança Com os 'Testes' Visando Trazer Para Terra 'Amostras' do Planeta Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma matéria postada ontem (17/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a NASA está avançando em testes para trazer ‘Amostras de Marte’ à Terra.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
NASA Avança em Testes Para Trazer Amostras de Marte à Terra
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por André Lucena
17/10/2022 - 19h30
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A NASA já está elaborando uma maneira de proteger o orbitador de retorno (Mars Sample Return), que trará as amostras de Marte durante sua viagem de volta à Terra. Para isso, os engenheiros da agência espacial passaram a realizar testes que consistem no disparo de micro bala no material contra asteroides. 
 
Segundo o engenheiro de testes da White Sands, Dennis Garcia, esse escudo tem que suportar os impactos de projéteis vindos a velocidades tão altas que, se uma aeronave fizesse o trajeto do estado Nova York até São Francisco, na mesma velocidade das balas, levaria 5 minutos para completá-lo. Geralmente, voos comerciais levam cerca de 6 horas para realizar o percurso. 
 
Entretanto, essas velocidades ainda não alcançam aquelas desenvolvidas pelos meteoritos e fragmentos de lixo espacial que orbitam o Espaço. Sendo assim, os engenheiros precisam recorrer a modelos de computador para simular velocidades reais, que podem atingir mais de 80 quilômetros por segundo. 
 
Em um comunicado, o engenheiro Bruno Sarli, do Goddard Space Flight Center, da NASA, responsável por supervisionar os testes, declarou que dependendo da velocidade desenvolvida “até a poeira pode causar danos a uma espaçonave”.
 
Créditos: NASA
Imagem: Orbitador de Retorno de Amostras de Marte terá que proteger preciosas rochas de Marte do ambiente áspero do Espaço.
 
O local onde os testes acontecem, no Novo México, já auxiliaram a NASA desde a era do ônibus espacial, pois permitiu que os engenheiros desenvolvem materiais de proteção para a Estação Espacial Internacional (ISS) para veículos da tripulação comercial e para cargueiros de carga espacial contra impactos de detritos e fragmentos de rocha no Espaço. 
 
A arma usada nos testes para disparar as micro bolhas espaciais apresenta dois estágios: no primeiro estágio, ela utiliza pó de arma convencional para impulsionar um projétil; no segundo estágio o projétil recebe um impulso extra empurrando gás hidrogênio altamente comprimido em um tubo menor como um pistão de carro. De acordo com os pesquisadores, essa pressão na arma é tão alta que seria capaz de destruir qualquer prédio da Terra se explodisse. 
 
Missão Para Trazer as Amostras de Marte Para a Terra 
 
O Mars Sample Return Orbiter trará para a Terra amostras de rochas marcianas coletadas pelo rover Perseverança da NASA. A operação será a primeira do tipo e permitirá pela primeira vez que os cientistas segurem em suas mãos rochas recém-extraídas de outro planeta. 
 
Apesar de meteoritos marcianos caírem na Terra vez ou outra, essas rochas têm seu material alterado pela radiação e ambiente hostil do Espaço. Além disso, os meteoritos de Marte, quando caem na Terra, ficam contaminados pela vida terrestre, e isso dificulta a busca por sinais de organismos específicos do planeta vermelho.

Comentários