China Lançou Com Sucesso 'Observatório Espacial' Para Desvendar os Segredos do Sol

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada dia (09/10) no site “Sputnik Brasil”, destacando que a China lançou ‘Observatório Espacial’ para desvendar os Segredos do Sol. 
 
Pois é amigos, olha aí mais uma conquista da China que agora também quer estudar o Sol. 
 
Ciência e Sociedade
 
China Lança Observatório Espacial Para Desvendar os Segredos do Sol (VÍDEO)
 
09/10/2022 - 06:42 
Fonte: Sputnik Brasil 
 
© AP Photo / Xinhua, Li Gang 

China lançou neste domingo (8) um foguete Longa Marcha-2D com o Observatório Solar Avançado baseado no Espaço (ASO-S, na sigla em inglês) do Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, no noroeste do país. 
 
O observatório já foi colocado com sucesso na órbita terrestre. Trata-se do primeiro aparelho de grande escala da China para estudar o Sol, ele permitirá captar e estudar imagens da nossa estrela mais próxima durante um período de intensa atividade solar que atingirá o seu ponto máximo em 2025, informa mídia local. 
 
O ASO-S também será usado para estudar as erupções solares e as ejeções de massa coronal, juntamente com a forte radiação e os complexos campos magnéticos. 
 


China lançou com sucesso na manhã de domingo (9) o Observatório Solar Avançado baseado no Espaço, ou ASO-S, em uma órbita predefinida através de um foguete lançador Longa Marcha-2D do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan. 
 
O telescópio foi denominado Kuafu-1, em homenagem a um gigante da mitologia chinesa que perseguia o Sol. O aparelho opera a 720 km por cima da Terra, pesa 859 kg, está equipado com três cargas úteis e está configurado para funcionar mais de quatro anos. 
 
O satélite vai gerar até 500 gigabytes de dados por dia, e toda essa informação científica e software estarão disponíveis para usuários em todo o mundo.

Comentários