Estudo Conduzido Pela 'Universidade de Tóquio' Cria Novo Método de Destecção Para Possíveis Exoplanetas Habitáveis

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma matéria postada ontem (03/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Tóquio evidenciou um novo método para detectar a presença de vários exoplanetas rochosos temperados e possivelmente habitáveis, como a Terra.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Exoplanetas Habitáveis Poderão Ser Detectados Com Novo Modelo Proposto Por Cientistas
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por André Lucena
03/10/2022 - 08h00
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Uma nova pesquisa sobre exploração de exoplanetas evidenciou um novo método para detectar a presença de vários objetos rochosos temperados e possivelmente habitáveis, como a Terra. Por enquanto, as buscas têm focado em estrelas mais frias que o Sol, as anãs vermelhas ou estrelas do tipo M. Basta receber uma incidência solar moderada e abrigar certa quantidade de mar, para que o planeta apresenta um clima temperado.
 
Alguns modelos anteriores de previsão, indicaram que poucos astros integrantes de sistemas com estrelas M conseguem satisfazer essas condições. Entretanto, novas simulações realizadas por pesquisadores da Universidade de Tóquio, concentraram esforços em planetas cuja composição atmosférica era rica em hidrogênio e a formação do oceano era o resultado entre a interação da atmosfera com o magma.
 
Os cientistas desenvolveram esse novo modelo para estimar a quantidade de água presente em cada planeta, que orbita estrelas do tipo M. Surgiram vários objetos candidatos, com raios semelhantes ao da Terra, com quantidades consideráveis de água do mar e orbitando estrelas do tipo M.
 
Esse resultado aponta para um cenário bastante provável nos próximos anos de que planetas habitáveis sejam encontrados. Dentre os 5 mil detectados até agora, muitos têm o mesmo tamanho da Terra. Se algum deles apresentar um clima temperado será muito interessante para o tema da habitabilidade, afinal de contas, a água, além de necessária para a manutenção da vida na Terra, também desempenha um papel importante na determinação do clima. 
 
Próximos Passos da Busca Por Planetas Habitáveis 
 
O modelo feito pelos pesquisadores da Universidade de Tóquio utilizou como base as mais recentes teorias de formação de planetas para calcular a quantidade de água adquirida no processo de desenvolvimento. O modelo também incorporou o efeito da produção da água na atmosfera primordial.
 
Agora, espera-se que cerca de 100 planetas do tamanho da Terra sejam detectados na zona habitável ao redor de estrelas do tipo M em programas de exploração de exoplanetas contínuos e futuros, como o TESS e o PLATO. Além disso, os cientistas acreditam que esses dados teóricos serão corroborados com as observações atmosféricas dos telescópios espaciais infravermelhos JWST e Ariel.
 
Esses telescópios serão capazes de revelar a presença de moléculas de água e outros elementos na atmosfera. A partir desse cenário, os pesquisadores conseguirão compreender melhor o processo de formação de planetas aquáticos como a Terra.

Comentários