Rússia e Outros Seis Países Solicitam a ONU Que Crie Mecanismo Para Impedir Corrida Armamentista no Espaço

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Segue abaixo uma notícia publicada ontem (25/10) no site “Sputnik Brasil”, destacando que os países Belarus, Venezuela, China, Coreia do Norte, Nicarágua, Síria e Rússia solicitaram a Organização das Nações Unidas (ONU) a criação de um mecanismo juridicamente abrangente para garantir a não implantação de Armas no Espaço e o não uso de força ou ameaça de força contra objetos espaciais. 
 
Pois é amigos, apesar de não acreditar que a solicitação desses países seja exatamente por questões nobres, a mesma não deixa de ser positiva, desde que seja cumprida por todos os lados. 
 
Ciência e Sociedade
 
Rússia e Mais 6 Países Pedem Que a ONU Crie Mecanismo Para Impedir Corrida Armamentista no Espaço
 
25/10/2022 - 19:52
Atualizado: 26/10/2022 - 04:36 
Fonte: site Sputnik Brasil - https://sputniknewsbrasil.com.br
 
© Sputnik / Mikhail Voskresensky

Países solicitaram a criação de um mecanismo juridicamente abrangente para garantir a não implantação de armas no espaço e o não uso de força ou ameaça de força contra objetos espaciais. 
 
Belarus, Venezuela, China, Coreia do Norte, Nicarágua, Síria e Rússia solicitaram, nesta terça-feira (25), que a Organização das Nações Unidas (ONU) crie, o mais cedo possível, um mecanismo juridicamente abrangente para impedir uma corrida armamentista no espaço. 
 
O pedido foi feito por Konstantin Vorontsov, vice-diretor do Departamento para Não Proliferação e Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no Primeiro Comitê da Assembleia Geral da ONU. 
 
"Reafirmamos a necessidade de tomar medidas práticas para iniciar negociações sobre uma ferramenta abrangente juridicamente para evitar uma corrida armamentista no espaço sideral, com garantias de não implantação de armas no espaço, não uso de força ou ameaça de força contra objetos espaciais", disse Vorontsov. 
 
"Pedimos a todos os Estados-membros da ONU que comecem a desenvolver esse mecanismo, o mais rápido possível, para preservar o espaço como um ambiente pacífico para o benefício de toda a humanidade", acrescentou Vorontsov. 
 
Mais cedo, a Rússia solicitou uma reunião no âmbito do Conselho de Segurança da ONU para discutir a questão dos biolaboratórios na Ucrânia. A reunião deve acontecer na próxima quinta-feira (27).

Comentários