Durante o Último Voo do Helicóptero Ingenuity em Marte, Algo Se Prendeu em Uma das Suas Quatro Pernas de Pouso

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia curiosa postada ontem (03/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que no sábado (24/09), durante o 33º voo do pequeno helicóptero Ingenuity em Marte, algo se agarrou em uma das quatro pernas de pouso do equipamento, se mantendo preso durante alguns segundos até cair no solo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Algo Se Prendeu no Helicóptero Ingenuity Durante Seu 33º Voo em Marte
 
Por Flavia Correia
03/10/2022 13h40
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Durante seu 33º voo em Marte, que aconteceu no último sábado de setembro (24), o helicóptero Ingenuity, da NASA, atingiu uma altitude máxima de 10 metros, percorrendo uma distância de aproximadamente 111 metros a 4,75 m/s. No momento da decolagem, algo se agarrou em uma das quatro pernas de pouso do equipamento, se mantendo preso durante alguns segundos até cair.
 
“Tem algo no seu pé, Helicóptero de Marte!”, twittou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, na sexta-feira (30), uma semana depois do ocorrido. “Estamos investigando um pouco de destroços que acabaram no pé do Ingenuity durante seu último trajeto aéreo”.  A publicação afirma, ainda, que o incidente não impactou o bem sucedido voo.
 


De acordo um comunicado da agência espacial, o helicóptero gravou imagens de um “pequeno detrito de objeto estranho” jamais detectado em nenhum voo anterior do drone. “As equipes Ingenuity e Perseverance da missão Marte 2020 estão atualmente trabalhando para determinar a origem dos destroços”.
 
Embora ainda não se tenha certeza das origens do objeto estranho (visível no canto superior direito do vídeo), felizmente não parece que vai atrapalhar os trabalhos do pequeno helicóptero. “Toda a telemetria do voo e uma busca e transferência pós-voo não mostram nenhuma indicação de danos no veículo”, diz o comunicado.
 
Esse é o mais recente de uma série de itens misteriosos encontrados na superfície do Planeta Vermelho – todos, provavelmente, originários dos vários exploradores robóticos da NASA e seus respectivos módulos de pouso.

Comentários