Segundo Modelos Computacionais Específicos, Não Foi Dessa vez Que a Água Foi Descobeta em Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma matéria postada dia (14/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que segundo modelos computacionais específicos, utilizando os dados colhidos pela  Sonda Espacial da ESA atualmente em órbita de Marte, aparentemente não foi desta vez que a humanidade descobriu agua no sul do Planeta Vermelho. Leia abaixo para compreender melhor essa notícia. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Não Foi Dessa vez! Reflexos Vistos no Sul de Marte Não São de Água
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
14/10/2022 - 21h25
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

Aparentemente, os reflexos encontrados no polo sul de Marte podem não ser os indícios de água líquida que os cientistas estavam esperando. Após a aplicação de modelos computacionais específicos, utilizando os dados obtidos pelo orbitador de Marte, da Agência Espacial Europeia (ESA), os resultados não indicaram que os reflexos eram de água pura.
 
As simulações, na verdade, sugeriram que um outro fenômeno acontece e esse sim pode ser considerado a verdadeira causa desses reflexos em Marte. De acordo com os modelos, fortes reflexos gerados sem água líquida surgem de materiais raros.
 
Foram aplicados alguns tipos de elementos, que poderiam compor as camadas de gelo. Entretanto, dois chamaram a atenção: o gelo de dióxido de carbono e o basalto. Os pesquisadores descobriram que três camadas, sendo duas de dióxido de carbono separadas por uma de gelo, poderiam produzir reflexos como os vistos em Marte.
 
Em entrevista para o veículo Independent, o pesquisador associado ao Cornell Center for Astrophysics and Planetry Science, Dan Lalich, declarou que, se situação semelhante ocorresse na Terra, provavelmente ela indicaria a presença de água líquida, como é o caso do lago enterrado conhecido como Vostok, na Antártida Oriental. Porém, em Marte, “a opinião predominante era que deveria ser muito frio para que lagos semelhantes se formassem”, disse Lalich. 
 
Descoberta de Água Líquida em Marte Pode Estar Longe 
 
A descoberta da água em Marte é vital, afinal de contas ela pode ser um indicador de vida, além de um recurso essencial para que -futuramente, quem sabe- os humanos possam utilizá-la para desenvolver um posto avançado no Espaço.
 
Lalich afirma que por enquanto, “nenhum dos trabalhos que fizemos refuta a possível existência de água líquida abaixo da superfície”. Entretanto, ele afirmou que nessas observações “a hipótese de interferência é mais consistente”, mas ainda não se pode afirmar com certeza se ela está totalmente correta ou não.
 
Algumas pesquisas anteriores também corroboram com a ausência de água nos polos de Marte. Segundo o cientista planetário do Instituto de Geofísica da Universidade do Texas, Cyril Grima, “para que a água seja sustentada tão perto da superfície, você precisa de um ambiente muito salgado e uma fonte de calor forte, gerada localmente. Mas isso não corresponde ao que sabemos dessa região”.
 
Para Grima, a explicação mais provável é de que esses reflexos sejam causados por rochas vulcânicas. Assim como acontece na Terra, a lava em Marte é rica em ferro e pode deixar para trás rochas que produzem reflexos semelhantes.

Comentários