Finalmente a 'Firefly Aerospace' Lançou Com Sucesso o Seu 'Foguete Alpha', Tendo Abordo Três Cargas Úteis

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma notícia publicada ontem (05/10) no site “Canaltech” destacando que finalmente no sábado passado (01/10) a empresa americana ‘Firefly Aerospace’ conseguiu lançar com sucesso o seu ‘Foguete Alpha’, tendo abordo três cargas úteis e assim coloca-las em órbita terrestre. 
 
Sensacional, parabéns a ‘Firefly Aerospace’, mais uma prova de quem trabalha com seriedade, competência e perseverança, alcança resultados, mas quem não segue esse caminho e opta por fazer asneiras e outras coisitas a mais, só vende ilusões.
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Após Série de Adiamentos, Firefly Aerospace Lança Foguete Alpha
 
Por Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
05 de Outubro de 2022 às 12h15
Fonte: Firefly 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: Firefly Aerospace/Twitter

A Firefly Aerospace conseguiu levar seu foguete Alpha ao espaço no sábado (1º), que implantou três cargas úteis na órbita terrestre. O lançamento ocorreu durante a missão de demonstração "Alpha Flight 2: To The Black", adiada diversas vezes por uma anomalia no primeiro estágio do foguete somada a condições meteorológicas desfavoráveis. 
 
O foguete Alpha deixou a plataforma da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, às 04h01, no horário de Brasília. A separação dos estágios do veículo ocorreu cerca de dois minutos e meio após o lançamento, e o estágio superior entrou em órbita elíptica de transferência após cinco minutos. 
Depois, o estágio realizou uma manobra para alcançar uma órbita a 300 km de altitude, necessária para implantar as cargas úteis que estavam a bordo. Uma delas era a Serenity, desenhada para coletar diferentes dados durante o voo, que serão compartilhados com a comunidade educacional. 
 
A outra era o satélite TechEdSat-15, equipado com um componente projetado para ajudar os satélites a deixarem suas órbitas de forma mais suave após o fim de suas missões, junto de um experimento para a otimização da transferência de dados do satélite. Por fim, havia o PicoBus, uma carga útil com cinco outras em seu interior. 
 
Bill Weber, CEO da Firefly, comemorou o voo bem-sucedido. "Provar nossas capacidades de voo e de implantar cargas úteis em apenas nossa segunda tentativa é um atestado da maturidade da nossa tecnologia e da expertise da nossa equipe", disse, em um comunicado. "Este é um grande dia na Firefly, e temos muitos, muitos outros à frente". 
 
No futuro, a Firefly quer transformar o foguete Alpha em uma opção de liderança no mercado de lançamentos de pequenos satélites, que já conta com grandes players — entre eles estão a Rocket Lab e a Virgin Orbit, que oferecem lançamentos dedicados. Já a SpaeX entra no jogo com “caronas” às cargas úteis de seus clientes, lançados com foguetes Falcon 9.

Comentários