Segundo a NASA a, Colisão da Missão DART Conseguiu Mudar a Rota do Asteroide Dimorphos

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma notícia postada hoje (11/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que a NASA declarou nesta terça-feira (11) que a Missão DART foi bem-sucedida mudando a rota de asteroide ‘Dimorphos’. 
 
Sensacional, olha aí galera, mais um gol dessa fantástica Agencia Espacial. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Colisão de Nave Mudou Rota de Asteroide, Diz NASA 
 
Por Lucas Soares
11/10/2022 - 16h10
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

A NASA declarou nesta terça-feira (11) que a missão DART foi bem-sucedida em seu objetivo de modificar a órbita do asteroide Dimorphos com o impacto de uma nave. Lançada há duas semanas, a missão já havia conseguido atingir o alvo, mas ainda era necessário esperar até fosse detectada uma mudança na rota do astro.
 
“Todos nós temos a responsabilidade de proteger nosso planeta natal. Afinal, é o único que temos”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Esta missão mostra que a NASA está tentando estar pronta para o que quer que o universo nos jogue. A NASA provou que somos sérios como defensores do planeta. Este é um momento decisivo para a defesa planetária e toda a humanidade, demonstrando o compromisso da equipe excepcional da NASA e parceiros de todo o mundo”.
 
Imagem: JesperG – Shutterstock
Ilustração mostra a espaçonave da missão DART, da NASA, que vai se chocar com asteroide em teste de defesa planetária dentro de um mês.
 
Missão DART Colidiu Com o Asteroide Dimorphos 
 
Antes do impacto do DART, o Dimorphos levou 11 horas e 55 minutos para orbitar seu asteroide maior, o Didymos. Desde a colisão intencional do DART com o Dimorphos em 26 de setembro, os astrônomos têm usado telescópios na Terra para medir o quanto esse tempo mudou. Agora, a equipe de investigação confirmou que o impacto da espaçonave alterou a órbita de Dimorphos em torno de Didymos em 32 minutos, encurtando a órbita de 11 horas e 55 minutos para 11 horas e 23 minutos. Esta medição tem uma margem de incerteza de aproximadamente mais ou menos 2 minutos.
 
“Este resultado é um passo importante para entender o efeito total do impacto do DART com seu asteroide alvo”, disse Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da NASA na sede da NASA em Washington. “À medida que novos dados chegam a cada dia, os astrônomos poderão avaliar melhor se, e como, uma missão como o DART pode ser usada no futuro para ajudar a proteger a Terra de uma colisão com um asteroide, se descobrirmos um vindo em nossa direção. ”
 
“O DART nos deu alguns dados fascinantes sobre as propriedades dos asteroides e a eficácia de um impactor cinético como tecnologia de defesa planetária”, disse Nancy Chabot, líder de coordenação do DART do Laboratório de Física Aplicada (APL) da Johns Hopkins em Laurel, Maryland. “A equipe do DART continua trabalhando neste rico conjunto de dados para entender completamente este primeiro teste de defesa planetária da deflexão de asteroides.”

Comentários