Segundo Diretor da ROSCOSMOS, Agora a Rússia Estuda a Possibilidade de Permanecer na ISS Mesmo Após 2024

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma notícia publicada ontem (04/10) no site “Canaltech” destacando que segundo o que disse o Sergei Krikalev, diretor dos programas de voos espaciais tripulados na Rússia, o seu país está discutindo a possibilidade de seguir participando do programa da Estação Espacial Internacional (ISS), mesmo após 2024.
 
Kkkkkk, pois é, os russos caíram na real que não terão recursos e se tomassem essa decisão ficaram por um bom tempo sem uma base tripulada no espaço. Só foi mesmo palhaçada política. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rússia Estuda Possibilidade de Continuar na ISS Mesmo Após 2024
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
04 de Outubro de 2022 às 12h49
Fonte: AFP 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

A agência espacial russa Roscosmos está discutindo a possibilidade de seguir participando do programa da Estação Espacial Internacional (ISS), mesmo após 2024. As informações vêm de Sergei Krikalev, diretor dos programas de voos espaciais tripulados na Rússia, e surgem após o país sinalizar várias vezes o plano de deixar o complexo orbital a partir daquele ano.
 
Com a invasão russa na Ucrânia, as relações da Rússia e os países ocidentais acabaram estremecidas. Em meio ao conflito somado a sanções políticas do ocidente, Yuri Borissov, diretor da Roscosmos, anunciou que o país iria deixar a estação após 2024 para construir uma estação espacial própria. Agora, Krikalev, afirma que a Roscosmos começou a discutir com o governo a possibilidade de estender a participação no programa da estação.
 

Segundo ele, a agência espacial espera ser autorizada para seguir na estação no próximo ano, e admitiu que a construção da estação russa não aconteceria tão rapidamente como desejado. “Provavelmente, vamos continuar até termos alguma nova infraestrutura”, explicou, durante uma conferência da NASA à véspera do lançamento da missão Crew-5.
 
A Rússia vem planejando construir sua estação espacial ROSS até 2028. Apesar das várias indicações de deixar a ISS em alguns anos, em julho, a chefe de operaões da NASA Kathy Lueders afirmou que os oficiais da Roscosmos declararam aos parceiros norte-americanos que gostariam de seguir levando seus cosmonautas (o nome dado aos astronautas da Rússia) à ISS, até que o complexo orbital russo esteja pronto.
 
No momento, os Estados Unidos, Europa, Canadá, Japão e Rússia são os únicos países comprometidos a seguir operando o laboratório orbital até 2024 — mas os EUA já sinalizaram que planejam seguir com a ISS até 2030. Assim, a ISS se mantém como uma das poucas áreas de colaboração internacional que resistiu a grandes tensões entre os Estados Unidos e a Rússia.

Comentários