Segundo a NASA o 'Teléscopio Espacial TESS' Voltou a Funcionar Após Ter Entrado em Modo de Segurança

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue abaixo uma notícia não muito boa publicada dia (14/10) no site “Canaltech”, destacando que o segundo a NASA o utilíssimo Telescópio Espacial TESS (Transiting Exoplanet Survey), que estava em modo de segurança desde o início da semana, já está retornando às operações normais. Saiba mais lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Telescópio TESS Volta a Funcionar Após Entrar em Modo de Segurança
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
14 de Outubro de 2022 às 17h50
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA

O telescópio espacial Transiting Exoplanet Survey (TESS), que estava em modo de segurança desde o início da semana, já está voltando às operações normais. Segundo a NASA, o telescópio começou a retomar suas operações já na quinta-feira (13), por volta das 19h30, no horário de Brasília.
 
Os engenheiros do telescópio o reativaram e o TESS já voltou ao modo que permite apontar seus "olhos" para objetos de interesse com alta precisão. O esperado é que ele já retome as observações científicas até o fim desta sexta-feira (14).
 

As observações científicas do TESS ficaram suspensas desde segunda-feira (10), quando o computador de voo do telescópio espacial foi resetado inesperadamente. Com o ocorrido, o telescópio entrou em modo de segurança, enquanto os membros da missão investigavam o que aconteceu. Eles ainda devem passar alguns dias analisando as causas do ocorrido, mesmo com a retomada do funcionamento do telescópio. 
 
TESS é Um "Caçador de Exoplanetas 
 
O TESS foi lançado em 2018 e, desde então, observa mais de 200 mil estrelas no céu em busca de exoplanetas (mundos que orbitam outras estrelas além do Sol). Para isso, o TESS acompanha pequenas diminuições no brilho delas, causadas por possíveis planetas passando à frente da estrela em sua perspectiva de observação.
 
Ao longo de seus dois anos de missão primária, as câmeras do TESS revelaram mais de 2 mil candidatos a exoplanetas. Depois, novas observações são realizadas com telescópios em solo para confirmar as identificações. Ainda, o TESS revelou outros fenômenos e objetos, como buracos negros, oscilações estelares e mais.

Comentários