ROSCOSMOS Lançou Com Sucesso Neste Sábado (15), Pequeno Satélite Militar Misterioso

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então amigos, segue agora uma matéria postada dia (16/10) no site ‘Olhar Digital’, destacando que neste sábado (15), a Agência Espacial Russa (ROSCOSMOS) lançou um pequeno satélite militar, de uso ainda desconhecido, na que foi sua terceira missão orbital em menos de uma semana.
 
Pois então amigos, faz parte deste negócio onde o sigilo é de fundamental importância, principalmente nesta Área de Defesa e especialmente neste momento devido o imbróglio russo com a Ucrânia, onde os serviços de inteligência e contra-inteligência dos EUA e da OTAN possivelmente estão em alerta máximo. 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Rússia Lança Satélite Militar Misterioso Para o Espaço
 
Por Lucas Soares
16/10/2022 - 14h13
Atualizada em 16/10/2022 - 14h17
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br 
 

Os lançamentos espaciais na Rússia seguem a todo vapor. Neste sábado (15), a Roscosmos lançou um pequeno satélite militar, de uso ainda desconhecido, na que foi sua terceira missão orbital em menos de uma semana
 
Diretamente do Cosmódromo de Plesetsk, o foguete Angara decolou às 16h55 (horário de Brasília) levando a carga batizada de EMKA, que pesa aproximadamente 150 quilos e foi posicionada a 300 quilômetros acima da superfície da Terra.
 
“Na hora estimada, a espaçonave foi lançada na órbita alvo e aceita para controle das instalações terrestres do Ministério da Defesa da Rússia. A espaçonave recebeu o número de série Kosmos-2560 (nome que a agência usa para se referir ao satélite militar)”. A atualização da Roscosmos foi dada no Telegram. 
 
“Uma conexão de telemetria estável foi estabelecida e mantida com a espaçonave, seus sistemas a bordo estão operando no modo normal”, completou o comunicado. Esse é o quarto satélite EMKA lançado pela Rússia. O primeiro deles decolou em 2018, foi chamado de Kosmos 2525 e caiu na Terra em 2021. Outros dois foram lançados respectivamente em setembro de 2021 e abril de 2022, conhecidos como Kosmos 2551 e Kosmos 2555, mas ficaram muito pouco tempo ativos, com um tempo de vida aproximado de um mês.
 
Segundo o site EverydayAstronaut, que descreveu a missão, não está claro o que o satélite militar Kosmos-2560 vai fazer no espaço. “Não se sabe muito sobre essa carga útil, devido ao seu propósito militar e secreto”, disse. “A série de satélites EMKA é considerada uma nave espacial de reconhecimento óptico”, completou.
 
O site também explicou que o novo satélite militar pode ser para substituir algum dos antigos que pararam de funcionar. “Não está claro se este satélite, EMKA-3, é um substituto para o satélite Kosmos 2555 com falha, ou se o Kosmos 2555 era apenas uma carga fictícia de massa”, escreveu.
 
A EMKA-3 foi a terceira missão orbital russa em menos de uma semana. No domingo passado (9) um foguete Soyuz lançou um satélite de navegação GLONASS. Já no dia 12 outubro, um Proton lançou um satélite de comunicações para o governo angolano.

Comentários