Enquanto Viaja Para Asteroides Troianos Sonda Espacial Lucy da NASA Tira Belas Fotos da Superfície da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma matéria publicada ontem (26/10) no site “Canaltech”, tendo como destaques belas fotos da Lua tiradas pela ‘Sonda Espacial Lucy’ da NASA, que depois de sobrevoar a Terra em uma manobra de assistência gravitacional, a sonda estadunidense fez essas espetaculares fotos da superfície de nosso Satélite Natural (ou não, rsrsrsrsrs). 
 
Pois é amigos, agora mais um gol da NASA e dessa Missão Lucy que agora segue sua longa viajem para os asteroides troianos. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Sonda Lucy Tira Belas Fotos da Lua Enquanto Viaja a Asteroides Troianos
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
26 de Outubro de 2022 às 17h15
Fonte: NASA 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/Goddard/SwRI/JHU-APL/Tod R. Lauer (NOIRLab)

Depois de sobrevoar a Terra em uma manobra de assistência gravitacional, a sonda Lucy tirou diferentes fotos da superfície da Lua. Os registros foram capturados no dia 16 de outubro, e mostram detalhes interessantes da superfície lunar, incluindo algumas crateras, os “mares” formados por bacias preenchidas por lava.
 
Uma das fotos foi feita cerca de 6,5 horas após o sobrevoo pela Terra, quando a nave estava a cerca de 260 mil km da Lua. Assim, ela fotografou a superfície lunar em uma perspectiva familiar para nós, mostrando uma área de 1.200 km com crateras conhecidas — incluindo a cratera Arzachel, um pouco à esquerda do centro.
 
Veja abaixo:
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Goddard/SwRI/JHU-APL/Tod R. Lauer (NOIRLab) 
Planaltos centrais da Lua fotografados pela Lucy.
 
Se você observar a parte inferior esquerda da foto em relação ao centro, verá uma escarpa proeminente, conhecida como “Parede Reta”. A foto foi capturada pela câmera L’LORRI (Lucy LOng Range Reconnaissance Imager), e cada pixel dela representa cerca de 1,3 km.
 
A outra foto foi feita ainda naquele dia quando a nave estava entre nosso planeta e a Lua, entre 7,5 e 8 horas após o sobrevoo pela Terra. Repare no lado esquerdo dela: é ali que está a cratera Copernicus, que chama a atenção por ser mais clara que seus arredores.
 
Confira:
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Goddard/SwRI/JHU-APL/Tod R. Lauer (NOIRLab)
Moisaco da Lua com o terminador, a "linha" que divide o lado diurno do noturno em um objeto.
 
A foto inclui Mare Imbrium, uma bacia de impacto que, no passado, foi preenchida por lava. Ela aparece destacada em outra foto que representa uma área com quase 1000 km, registrada cerca de 8 horas após o sobrevoo pela Terra.
 
Abaixo, você confere uma imagem da bacia capturada quando a nave estava a quase 230 mil km da Lua.
 
(Imagem: Reprodução/NASA/Goddard/SwRI/JHU-APL/Tod R. Lauer (NOIRLab)
Bacia de impacto Mare Imbrium fotografada pela sonda Lucy.
 
Além de Mare Imbrium, o registro traz também as Montanhas Apennine, parte da bacia Imbrium — para encontrá-la, observe a parte inferior direita da foto. Foi perto dali que a missão Apollo 15 pousou, em 1971.
 
Estes e outros registros recentes capturados pela nave fazem parte da jornada da Lucy rumo aos asteroides troianos, um grupo de rochas espaciais que viaja à frente e atrás de Júpiter em sua órbita ao redor do Sol. Ao comparar estas fotos com aquelas de outras naves, os cientistas da missão podem entender melhor a capacidade que a nave tem para identificar pequenas crateras.

Comentários