NASA Testará Essa Terça-Feira (01/11) Nova Tecnologia de Pouso Para Ser Usada em Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia postada ontem (27/10) no site ‘Olhar Digital’, destacou que nesta próxima terça-feira (01/01) a NASA irá realizar a partir da Base da Força Espacial de Vandenburg, na Califórnia, nos EUA, um teste de voo orbital conhecido como LOFTID, que terá como intenção demonstrar a nova tecnologia empregada nas ações de pouso das espaçonaves em Marte, ou seja, uma espécie de escudo térmico inflável, acionado durante a reentrada na atmosfera. E quem quiser acompanhar esse lançamento poder fazê-lo pelo canal da agência no Youtube. Saiba mais lendo a matéria abaixo.
 
Pois é amigos, sensacional, e como sempre dissemos, a NASA não para, sempre buscando inovar seus métodos e tecnologias, para assim continuar alcançando conquistas no espaço dando uma resposta efetiva a sua sociedade, infelizmente bem diferente do que ocorre como certa ‘República das Bananas Sul-Americana’ que, sequer consegue cumprir 5% do seu pífio planejamento decenal.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
NASA Vai Testar Tecnologia Para Ser Usada em Marte; Saiba Como Assistir
 
A missão verificará as potencialidades do escudo durante as próximas missões da agência espacial norte-americana
 
Por Isabela Valukas Gusmão
Editado por Lucas Soares
27/10/2022 - 21h19
Via: Website Olhar Digital - https://olhardigital.com.br
 

O teste de voo orbital da NASA, conhecido como LOFTID, está programado para acontecer na manhã do dia 1 de novembro de 2022. Ele será lançado a partir da Base da Força Espacial de Vandenburg, na Califórnia, nos EUA, e será transmitido no YouTube da agência espacial.
 
A intenção desse teste é demonstrar a nova tecnologia empregada nas ações de pouso das espaçonaves: o escudo térmico inflável, acionado durante a reentrada na atmosfera. De acordo com o vice-diretor do Centro de Pesquisa Langley da NASA, David Young, o uso desse aparato trará mais segurança no momento do pouso.
 
O escudo atuará como uma espécie de freio gigante enquanto entra na atmosfera do planeta, durante as missões espaciais. Além da própria NASA estará presente no momento do lançamento a United Launch Alliance Atlas V, que lançará o Joint Polar Surveyor System-2 (JPSS-2) ao mesmo tempo.
 
Após o satélite meteorológico começar a orbitar a Terra, o escudo térmico inflável será acionado durante a reentrada na atmosfera do planeta. Esse procedimento demonstrará as habilidades do escudo em promover a desaceleração e a sobrevivência à viagem de volta para superfície. 
 
NASA Planeja Usar Tecnologia em Missões Para Marte 
 
Caso o teste seja um sucesso, a NASA já pensa em utilizar essa potencial solução em outras áreas como no transporte de cargas pesadas e também de seres humanos, em missões espaciais, especialmente para Marte.
 
Não é novidade que a agência espacial norte-americana tem planos de realizar missões tripuladas para Marte. Já foram divulgados os planos da complexa missão que pretende levar dois astronautas para pisar na superfície do planeta vermelho – algo inédito para a humanidade e que deve acontecer até o fim da próxima década. Cabe destacar que só o tempo de viagem de ida e de volta, por exemplo, levaria cerca de 500 dias, dada a distância entre a Terra e Marte.

Comentários