Belo Par de Galáxias Distantes em Colisão São Flagradas pelo Telescópio Espacial James Webb

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia foi publicada ontem (25/10) no site “Canaltech”, destacando que o Telescópio Espacial James Webb flagou um belo para de galáxias distantes em colisão. 
 
Pois é amigos, sensacional, né verdade? Mais um golaço deste fantástico equipamento espacial astronômico. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência – Espaço
 
Telescópio James Webb Flagra Belo Par de Galáxias Distantes em Colisão
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
25 de Outubro de 2022 às 16h30
Fonte: ESA (1, 2) 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: ESA/Webb, NASA & CSA, L. Armus & A. Evans/R. Colombari

Uma nova foto tirada pelo telescópio James Webb revela IC 1623 A e B, um par de galáxias interagindo a cerca de 270 milhões de anos-luz da Terra. Localizadas em direção à constelação Cetus, a Baleia, as galáxias estão mergulhando uma em direção a outra em um processo de fusão, enquanto formam novas estrelas a uma taxa 20 vezes maior que aquela da Via Láctea.
 
O sistema de galáxias é bastante brilhante em comprimentos de onda da luz infravermelha, ou seja, é perfeito para os instrumentos do James Webb. Para observá-lo, a equipe de astrônomos usou os instrumentos Mid-InfraRed Instrument (MIRI), Near-InfraRed Spectrograph (NIRSpec) e Near-InfraRed Camera (NIRCam).
 
Cada um capturou dados variados, que resultaram na imagem abaixo:
 
(Imagem: Reproduçaõ/ESA/Webb, NASA & CSA, L. Armus & A. Evans/R. Colombari)
Par de galáxias IC 1623 observado pelo telescópio James Webb.
 
Na foto, vemos o gás servindo como combustível de berçários estelares, enquanto as áreas vermelhas com pontos dourados indicam regiões de formação estelar. Os núcleos da dupla de galáxias são bastante brilhantes e, devido à difração da luz, eles brilham com oito “pontas”. Ao fundo, estão pequenas galáxias em tons de laranja e azul.
 
A fusão destas galáxias é de interesse para os astrônomos há tempos, e já foi observada por outros telescópios espaciais — entre eles, está o telescópio Hubble. As estrelas em formação emitem intensa luz infravermelha e as galáxias podem estar formando um buraco negro supermassivo, mas estes processos ficam “escondidos” do Hubble devido à poeira, que oculta os comprimentos de onda visíveis para este telescópio.
 
Abaixo, você confere uma breve animação, que compara as observações do sistema IC 1623 pelo telescópio Hubble e o Webb:
 


Já no caso do telescópio James Webb, a alta sensibilidade à luz infravermelha somada à resolução para estes comprimentos de onda permite observar através da poeira. Os novos dados vão ajudar a comunidade astronômica a entender melhor a complexidade dos sistemas galácticos, além de explorar as capacidades do telescópio.

Comentários