Atividades da 'Operação Santa Branca' Segue em Curso no CLA Com Datas Já Definidas

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, segue abaixo uma nota publicada dia (19/07) no site oficial da nossa “Agência Espacial de Brinquedo (AEB)”,  destacando que foram definidas as datas para a realização da tão aguardada ‘Operação Santa Branca’, operação esta que tentará qualificar em voo pela primeira vez o protótipo da Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM), uma das maiores novelas do Programa Espacial governamental.
 
Pois então amigos leitores, notem vocês nesta nota um bom exemplo de como essa Agência Espacial de Brinquedo está nas mãos de gente completamente incompetente que se quer conhece a história das atividades que deveria gerir com competência. 
 
“O último lançamento com o VSB-30, no Brasil, ocorreu em 2016, na Operação Rio Verde. O foguete, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), carregava a carga útil MICROG-2, que levou a bordo oito experimentos científicos e tecnológicos selecionados pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).”, diz a nota deste órgão cada vez mais vexatório para Nação Brasileira.
 
kkkkkkkkk, pois quero lembrar aos incompetentes desta piada espacial, esperando com isso que eles tenham a decência de consertar a informação incorreta desta infeliz nota, que na verdade o ultimo foguete VSB-30 lançado do Brasil, foi o da ‘Operação Cruzeiro’, que carregou um experimento relativo a primeira etapa do 'Projeto PropHiper' da FAB, ou seja o primeiro teste de voo no âmbito do projeto do ‘Veículo Hipersônico Brasileiro 14X’. Enfim...
 
Quanto à missão em si, ficaremos na torcida para que a mesma seja exitosa amigos, e mais ainda, que a empresa Orbital Engenharia tenha mesmo desenvolvido (segundo dizem, com auxilio direto do DLR alemão, é bom que se diga) uma plataforma confiável e competitiva, e assim o país possa ter finalmente um outro produto espacial (o VSB-30 é até hoje o único qualificado internacionalmente) fruto dos recursos públicos empregados. 
 
Avante PSM! 
 
Brazilian Space
 
ASSUNTOS – NOTÍCIAS
 
Definidas as Datas Para Realização da Operação Santa Branca
 
A partir do Espaçoporto de Alcântara, o foguete VSB-30 levará a bordo experimento do INPE na Plataforma Suborbital de Microgravidade - PSM
 
Publicado em 19/10/2022 - 13h55
Atualizado em 20/10/2022 - 09h23
 
 

Os preparativos para a Operação Santa Branca começaram no dia 4 de outubro, com a realização de palestras educativas nas escolas de Alcântara/MA. A partir do dia 17, é iniciado o período de 1° Estágio de teste na plataforma.
 
A Operação consiste no lançamento, a partir do município de Alcântara/MA, de um foguete VSB-30 que possui, como módulo de carga útil, o Modelo de Qualificação da Plataforma Suborbital de Microgravidade (MQ-PSM). Após a qualificação, a PSM será utilizada para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.
 
O último lançamento com o VSB-30, no Brasil, ocorreu em 2016, na Operação Rio Verde. O foguete, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em parceria com o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), carregava a carga útil MICROG-2, que levou a bordo oito experimentos científicos e tecnológicos selecionados pelo Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB).
 
O voo deste ano levará uma carga útil nacional. A Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira, a empresa Orbital Engenharia, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). Nessa plataforma, será embarcado um conjunto de instrumentos para a avaliação do desempenho do voo e o experimento “Forno Multiusuários”, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
 
A janela de lançamento está programada entre os dias 22 e 26 de outubro. O sucesso da Santa Branca permitirá ao País explorar este tipo de lançamento para os interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento de tecnologias no ambiente de microgravidade. “O Brasil poderá prover, de forma autônoma, serviços de experimentação em ambiente microgravidade, usando o Centro Espacial de Alcântara (CEA), o VSB-30 e a PSM. Abriremos, também, um mercado para a indústria espacial brasileira, para os empreendedores e para as Instituições de Ciência e Tecnologia”, enfatiza Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira.
 
O Programa Microgravidade foi criado em outubro de 1998, por meio da Resolução nº 36, do Conselho Superior da AEB. Ele teve sua última reestruturação em janeiro de 2015. O objetivo é viabilizar a realização de experimentos científicos e de desenvolvimento tecnológico, por meio de seleção, com base no mérito científico-acadêmico-tecnológico, de propostas submetidas a Anúncios de Oportunidades (AOs). 
 
Programação da Operação Santa Branca 
 
17/10: Integração do 1º Estágio na plataforma.
 
18/10: Integração do 2º Estágio na plataforma.
 
19/10: Integração da PSM na plataforma.
 
20/10: Ensaio Geral da Cronologia.
 
21/10: Realização da Cronologia Simulada.
 
22 a 26/10: Janela de Lançamento. 
 
Sobre a AEB 
 
A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.
 
Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

Comentários