JPL Anuncia Que o 'Rover Perseverance' Coletou a Sua '13º Amostra’ de Rocha na Superficie de Marte

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue uma notícia publicada ontem (05/10) no site “Canaltech” destacando que o Rover Perseverance’ coletou e armazenou a sua 13º Amostra’ de rocha de Marte.
 
Pois então amigos, o trabalho que vem sendo realizado por esse ‘rover americano’ em Marte é extraordinário e ajudará muito a colonização futura deste planeta. 
 
Brazilian Space 
 
Home - Ciência - Espaço
 
Rover Perseverance Coleta e Armazena Sua 13º Amostra de Rocha de Marte
 
Por Danielle Cassita
Editado por Patrícia Gnipper
05 de Outubro de 2022 às 11h30
Fonte: JPL (Twitter) 
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Fonte: NASA/JPL-Caltech 

O rover Perseverance acaba de coletar sua 13º amostra de rocha de Marte, a qual poderá ser trazida para a Terra na próxima década. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (4) em uma publicação do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, que cuida da missão do robô no Planeta Vermelho. 
 
No tuíte, os membros do JPL descrevem que o 13º núcleo rochoso “da sorte”, brincando com o número da amostra, foi obtido de um belo local. “Atualmente, estamos estudando esta amostra refinada, e planejamos conseguir outra parecida desta área”, acrescentaram, junto de imagens do local onde o material foi obtido e algumas fotos do núcleo da rocha. 
 

Enquanto o rover Perseverance coleta novas amostras de rochas, os membros da equipe da missão se preparam para uma fase que ainda está distante, mas é bastante ambiciosa. No início da próxima década, a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) vão trabalhar juntas na Mars Sample Return, uma campanha com o objetivo de trazer à Terra as amostras obtidas pelo rover para estudos com os recursos e instrumentos em laboratórios em nosso planeta. 
 
Para isso, o Perseverance vai entregar os materiais obtidos para um lander da NASA, equipado com um pequeno foguete. Este, por sua vez, vai levá-los à órbita de Marte, onde vão se encontrar com um orbitador de retorno da ESA, que irá coletar as amostras e as trará para a da Terra. No momento, o hardware da campanha segue em desenvolvimento. 
 
Para aumentar as chances de sucesso da campanha, o Perseverance vem coletando duas amostras de cada rocha que perfura: um tubo com a amostra fica a bordo dele, enquanto o outro é deixado no solo da cratera Jezero, para o caso de algum imprevisto impedir o robô de levar o material ao lander. Este terá dois pequenos helicópteros que podem buscar os tubos de amostra, se necessário.

Comentários