[Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 11] FINEP Surpreende Divulgando o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP'

Olá leitores e leitoras do BS! 
 
Pois é, na verdade eu só iria publicar esta edição 11 do nosso 'Papo Rápido Sobre o PEB' na próxima segunda-feira (13/02) com duas noticias boas para o PEB. No entanto, contrariando o que havia divulgado na semana passada e surpreendendo a todos, no dia de ontem (09/02) a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) finalmente publicou em seu portal o Resultado Final (Etapa de Mérito) da seleção pública do tal edital do 'Veiculo Lançador de Pequeno Porte (VLPP)', como o leitor poderá verificar na imagem abaixo:
 
 
 
Além disso a FINEP também publicou as propostas de dois grupos que ficaram fora da habilitação. vejam abaixo: 
 
 
Pois então amigos, como já se esperava venceu o grupo liderado pela Avibras, onde também estão participando duas startups membras da ASB- Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (a CLC - Castro Leite Consultoria e a LEGADO Usinagem), além de outras duas startups que merecem o nosso reconhecimento técnico (Edge Of Space e a Pion Labs), no entanto além da proposta ser conduzida por uma empresa em recuperação judicial e com um histórico nada nobre nas atividades espaciais, conta também com a participação da Orbital Engenharia, outra empresa representante do Old Space.
 
Será que essa combinação dará certo? Eu realmente tenho minhas dúvidas quanto a isso, mas no momento, apesar de tudo, esta me parece ser a aposta de maior chance de sucesso para que o Brasil finalmente tenha o seu Veiculo Lançador Orbital. Qual o próximo passo desta história? A assinatura do convênio desse Grupo com a FINEP, e para nós só resta torcer que venha dá certo. 
 
Além disso, caros amigos, trago duas importantes notícias de uma de minhas fontes. A primeira delas é com relação às obras de construção de um novo pátio para aeronaves e adequações em uma das cabeceiras da pista do Aeroporto da Base de Alcântara, visando assim atender as necessidades de aviões de grande porte, como o Boeing 747-400 usado pela Virgin Orbit para lançar satélites. Pois então, segundo a minha fonte as obras estão bem próximas de serem finalizadas, o que é uma grande notícia para o PEB e para o CEA. 
 
A segunda notícia é em relação ao zum zum zum que saiu nas redes sociais recentemente sobre o possível lançamento da Base de Alcântara do foguete sul-coreano entre os dias 07 à 15/03. Segundo a minha fonte realmente essa janela de lançamento existe, mas até o momento nem a INNOSPACE, nem o COMAER/DCTA confirmaram qualquer informação quanto a esta questão. Sendo assim, só resta aguardar para ver o que vai acontecer. 
 
Aproveitando, segue abaixo as dez outras edições da coluna Papo Rápido: 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 1] O Barco Está a Deriva - 14/01/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB  - Edição 2] Protótipo de Foguete de Capacitação (PFC) - 16/02/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 3] A Verdade Sobre o Quantitativo de Motores S50 - 09/03/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 4] Será o VLM Abandonado? - 30/05/2022 
 
*  [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 5] Será o Edital do VLPP 'Cartas Marcadas'? - 22/10/2022 
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 6] Missão Lunar Proposta Pela ASB a AEB - 19/11/2022 
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 7] E o Edital do VLPP? - 10/12/2022 
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 8] Saiu o Resultado do Edital do VLPP - 13/12/2022 
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição 9] Adiado Pela 4ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Tá Cheirando a Alho - 28/12/2023 
 
* [Papo Rápido Sobre o PEB - Edição10] Adiado Pela 5ª Vez o 'Resultado Final' do 'Edital do VLPP' - Na Verdade Tá Cheirando a Ovo Podre - 04/02/2023

Comentários

  1. Além do mais a parte boa da história, é que esta é uma chance da Avibrás uma empresa sair da recuperação judicial. Melhor do q enviar dinheiro para outrps países!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agêu!

      Quanto a enviar dinheiro para outros países sim, em nossa visão você está certo, não deve acontecer. Agora quanto a recuperação judicial da Avibrás, é preciso avaliar se realmente vale a pena continuar sustentando incompetentes com recursos públicos. Não é a primeira vez que isso acontece com a Avibras, empresa esta que vive mamando dos recursos públicos há décadas e mesmo assim não consegue se manter com as suas próprias pernas. Veja o caso da EMBRAER, por exemplo. A Avibrás Agêu é um desastre gerencial, teve ajuda do poder público em diversas oportunidades e nunca conseguiu, por exemplo, na área espacial, produzir nada além de protótipos, e isso quando produziu. Sinceramente Agêu espero que desta vez, tendo a ajuda de startups com a CLC, Edge of Space, Legado Usinagem e a Pion Labs, ela consiga entregar um protótipo funcional e competitivo. Os CEOs destas startups estão muito animados e me garantiram que irão se esforçar ao máximo para não decepcionar a Nação Brasileira. Assim sendo Agêu, vamos ver o que acontece, e torcer pelo melhor.

      Abs

      Excluir

Postar um comentário